Maurício Nóbrega assina restaurante em Botafogo


Com pé direito alto e uma decoração ao mesmo tempo despojada e elegante, o restaurante Irajá Gastrô, recém aberto pelo chef Pedro Artagão, tem feito o maior sucesso em Botafogo. O projeto do espaço, que ocupa uma antiga casa tombada pelo patrimônio histórico, é do requisitadíssimo arquiteto carioca Maurício Nóbrega. Ele conta: “Eu e Pedro ficamos um tempão procurando um imóvel charmoso que combinasse com a nossa proposta. Queríamos fazer um restaurante com cara de casa, longe dessa onda moderninha de ‘restaurante de design’ que já virou lugar comum”.

O projeto, todo executado em parceria com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, preservou a arquitetura original do imóvel. Na fachada e também no interior. A cozinha é o coração da casa e pode ser vista em quase todos os espaços. “Você entra e tem um janelão que dá para a cozinha. O chef até recebe as pessoas lá”, diz o arquiteto. O longo corredor, que funciona como sala de espera e tem simpáticos banquinhos coloridos, também fica de frente para a cozinha. Maurício conta que as pessoas curtem ficar ali observando a movimentação dos cozinheiros.
Segundo ele, o Irajá possui três grandes espaços: a cozinha propriamente dita, um bar e o salão principal que ocupa um antigo pátio, de frente para o jardim. Os móveis bacanérrimos foram garimpados aqui e ali, num brechó em São Paulo, noutro em Itaipava e em lojas de design do Rio. “Não tivemos preocupação em definir um estilo. Temos de móveis rústicos até luminárias do designer Ron Arad”, ele conta. Maurício valorizou ainda mais o pé direito alto retirando o forro e deixando à vista as telhas e a madeira ao seu redor. “O pé direito ficou ainda mais alto o que ajuda a refrescar e iluminar o ambiente”, explica. O projeto de iluminação, por sinal, é de Maneco Quinderé. E as comidinhas, do chef Pedro Maurício, são de dar água na boca. Ou seja, vale a visita!

Irajá Gastrô

Rua Conde de Irajá, 109 – Botafogo

21-2246-1395

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>