Abrindo as portas do Casa Cor Rio 2012

Diretamente do brunch de imprensa do Casa Cor Rio 2012, o Radar Decoração traz as impressões de sua primeira visita oficial à mostra. Em sua 22ª edição, o evento antecipa uma nova forma de morar e viver, cada vez mais comum nas grandes cidades: os prédios mistos, que reúnem em um mesmo empreendimento apartamentos de diferentes tamanhos, estúdios, lofts, escritórios, lojas e projetos comerciais.

A mostra deste ano ocupa um prédio emblemático da Avenida Rui Barbosa, onde funcionou o Hotel Sete de Setembro, o Internato da Escola de Enfermagem Anna Nery e a Casa do Estudante Universitário (CEU). A edição reúne cerca de 80 arquitetos, decoradores e paisagistas, que criaram 52 ambientes numa edificação com mais de 4 mil metros quadrados de área construída.

Entre os destaques desse primeiro dia, além do casarão, que é lindíssimo e já vale a visita, alguns ambientes chamaram a atenção pela beleza e pelas soluções que apresentam. Separamos quatro deles para mostrar para você:

Apartamento da Fotógrafa, de Adriana Valle e Patricia Carvalho

As paredes foram todas revestidas de pinus de reflorestamento , o que transformou o espaço numa espécie de grande “caixa” de madeira. Como contraponto, vermelhos, azuis, amarelos e verdes se espalham pelo mobiliário e acessórios de decoração. O piso existente foi mantido e toda a marcenaria leva assinatura da dupla. “Nos inspiramos numa almofada do nosso acervo pessoal do fashion designer Paul Smith, que tem listras bem coloridas”, conta Patrícia Carvalho.

Lounge do Hotel, Gisele Taranto

O espaço já é impactante à primeira vista e se torna ainda mais interessante quando o olhar se volta para os detalhes. A arquiteta criou duas salas, uma de jantar e outra de jogos com bar, e três lounges, num mesmo ambiente. A iluminação de Maneco Quinderé é um capítulo à parte e ganhou uma instalação assinada pela artista plástica Laura Vinci. Uma parede feita de livros trouxe um lindo efeito, como se fossem tijolos aparentes.

Spa Deca – Miguel Pinto Guimarães

Um dos ambientes mais inusitados da edição, o spa tem um espelho d´água e duas caixas de vidro com o mobiliário do banheiro. “Optei por manter as paredes e o teto exatamente do jeito que estão, evidenciando a pátina do tempo, deixando à mostra suas imperfeições e cicatrizes”, conta Miguel Pinto Guimarães.  A parede de fundo abriga um jardim vertical. No início do ambiente, uma rampa onde foram “esculpidas” duas espreguiçadeiras e um nicho para livros e velas, cobertos por uma renda de concreto elaborada com o artista plástico Mario Sergio Benicio.

Cocktail Bar, de Paola Ribeiro

O Cocktail Bar ocupa um espaço com dois pátios laterais. Na decoração, móveis de estilos diversos nas cores caqui, cinza e preto, formam lounge, balcão e varanda coberta. O piso em parquet de madeira vindo da China é muito bonito e foi criado por Paola em parceria com a Rug Hold. O ambiente tem comidinhas e drinks do Cooking Buffet.

 

Fotos: Rodrigo Azevedo

 

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>