Estética em dobro

Logo que terminaram o curso de arquitetura na Puc, há quatro anos, Patricia Landau e Carolina Escada não perderam tempo: montaram um escritório próprio, a Escala arquitetura e, em seguida, foram convidadas para participar do Casa Cor (2009), assinando a Sala de Imprensa. Essa rápida projeção não aconteceu à toa: a dupla, sempre ousada e irreverente, é expert em moldar ambientes que não seguem fórmulas prontas e esbanjam  personalidade e muito charme – vários, inclusive, já ilustraram vários editoriais de revistas especializadas em decoração. “Gostamos de integrar e colorir. Acabamos imprimindo assim um ar descontraído nos nossos projetos”, definem elas.

 

RD: Como foi a trajetória de vocês? Contem sobre esse  encontro…
C.E e P.L: Estudamos no mesmo colégio e nos reencontramos no curso de Arquitetura da PUC. A amizade foi crescendo: uma ajudava a outra nos projetos feitos para amigos. E, como uma corrente, foram aparecendo mais propostas de trabalho. Um ano antes de nos formarmos, já estávamos com o escritório montado, a pleno vapor.

RD: Qual é a química para uma sociedade funcionar bem?

C.E e P.L: A nossa amizade antiga traz intimidade. E entendemos bem o momento de vida de cada uma. Uma sociedade é um casamento, portanto, respeito, cumplicidade e paciência são fundamentais para levar numa boa o dia a dia desgastante. E claro que tem que existir uma admiração de ambos os lados. E boas doses de afinidades estéticas.

 

RD: Qual a característica principal de cada uma na hora de criação?

C.E e P.L: A Pat é leve e muito criativa. A Carol tem um espírito empreendedor e de liderança. Sempre criamos todos os projetos juntas e, depois que finalizamos a planta, a Carol fica focada na obra e a Pat, nos detalhes finais.

 

RD: Como definiriam o estilo da Escala Arquitetura?
C.E e P.L: Valorizamos a flexibilidade e integração dos espaços e, por conta disso, acabamos imprimindo um ar mais descontraído nos nossos projetos. Tentamos não ter um estilo de decoração muito definido, pois a alma do projeto vem de cada cliente, mas gostamos muito de colorir: seja com uma parede, uma estante ou um móvel. E atentamos especialmente à marcenaria, buscando desenhar detalhes interessantes, diferentes. E, um bom tempero, que sempre incentivamos, é investir em peças de design. Faz toda a diferença.

RD: Em termos de arquitetura, o que apreciam? E em termos de design de interiores?
C.E e P.L: Gostamos muito dos projetos de grandes escritórios cariocas como Indio da Costa, Miguel Pinto Guimarães, Bel Lobo e Bob Neri, Bernardes e Jacobsen. A Lina Bo Bardi, além de uma arquiteta primorosa,  projetou mobiliários bacanérrimos. Em design de interiores, Sergio Rodrigues e Carlos Motta tambem são grandes ídolos, além da Ovo Design de São Paulo.

RD: Que país vocês destacam em termos de design? Para onde adorariam viajar? E que projeto querem conhecer?

C.E e P.L: Itália , Alemanha e os países nórdicos, com Dinamarca e Holanda, têm obras arquitetônicas maravilhosas e, em termo de design, são tops. Os japoneses têm uma tradição milenar em arquitetura, com vários projetos inspiradores. Gostamos do Centro George Pompidou em Paris (by Richard Rogers e Renzo Piano), e queremos muito visitar o Highline Park, em Nova Iorque, do Diller Scofidio.

RD: Vocês são craques no uso de cor… Existe uma regra básica para a cor funcionar bem no ambiente?

C.E e P.L: Existem algumas regras, como não escolher paredes muito grandes. Nossos espaços são normalmente muito integrados e o uso da cor ajuda a definir os ambientes, gerando enquadramentos diferentes e mais aconchegantes. Caso a pessoa enjoe rápido da parede com cor, vale a pena investir em móveis e peças coloridas na decoração. Cor é fundamental.

RD: O que ainda gostariam de fazer em sua carreira? E qual o projeto da Escala que destacariam no momento?

C.E e P.L: Fazemos muitas residências e gostamos muito de projetos comerciais. Gostaríamos de fazer um hotel, um centro cultural… enfim, projetos ligados a esse momento único que o Rio está passando. O destaque do escritório, nesse momento, seria o Q bar na Rua Dias Ferreira no Leblon: os clientes nos deram muita liberdade e o processo foi dos mais prazerosos.

Escala Arquitetura
www.escala.arq.br
Av. Epitácio Pessoa 1254 – Lagoa
Tel: (21) 2512 6478
Cel: (21) 9211 9511 / (21) 8885 6189

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>