Cinco Anos da MAC: Entrevista com Artur Fernandes

A Mac, referência em móveis para áreas externas, está completando cinco anos no Rio este mês. A primeira loja foi a do Recreio, seguida pela de Ipanema, aberta em fevereiro deste ano. O Radar Decoração conversou com Artur Fernandes, dono da loja, sobre o mercado, a história da Mac e os planos para o futuro. Na foto, Artur aparece ao lado de Andrea Zeitune, gerente que o acompanha desde que abriu o negócio no Rio.

R.D: Como surgiu a ideia de abrir a Mac?

A.F: Eu estava decorando minha casa em São Paulo e passei na Mac de lá. Decidi que queria abrir uma loja da marca e liguei para os donos na mesma hora, que já eram meus amigos. Comecei a pesquisar os lugares em que poderia abrir a loja e o Rio apareceu como melhor opção.

R.D: Por que você escolheu o Rio? Já tinha pensado em ter um negócio aqui?

A.F: Escolhi porque vi que a cidade não tinha muitas opções no mercado de móveis de área externa. Nunca tinha pensado em vir para cá. Vim porque vi que não era um mercado bem explorado.

R.D: O que mudou no ramo desde que você começou?

A.F: Quando eu abri a loja tínhamos três concorrentes e agora temos uns dez. As pessoas não davam tanto valor ao móvel de área externa. Não tinha gente focada nisso. O Rio é muito quente e tem uma paisagem legal. Por isso, hoje a varanda é cada vez mais uma extensão da casa. Ontem mesmo fui à casa de uma cliente que passa a maior parte do dia na varanda e valoriza muito esse espaço.

R.D: Você tem algum designer preferido?

A.F: Por incrível que pareça, é o Philippe Starck. É o que todo mundo cita, mas é meu preferido. Gosto muito e tenho muitos objetos dele na minha casa.

R.D: Qual foi o seu maior aprendizado nesses cinco anos?

A.F: Eu acho que quanto mais honesto e mais pontual, mais fiel aos prazos você for, melhor. Todo o histórico que a gente construiu na loja foi a partir dessas qualidades. Estamos aí há cinco anos e um mesmo cliente compra cinco ou sete vezes com a gente.

R.D: E o que planeja para os próximos cinco anos?

A.F: Eu acredito que os negócios vão melhorar muito por causa do momento pelo qual a cidade está passando. É o que todo mundo está dizendo e esperando. Eu quero expandir, abrir mais uma loja, quem sabe em Niterói.

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>