O Gabinete de Duilio Sartori

Quem vê a fachada discreta, revestida de cimento e com uma pequena vitrine bem conceitual, na rua Lopes Quintas, dificilmente vai conseguir imaginar o espaço bem-montado, inusitado e versátil que acaba de ser inaugurado ali. Entre sem pressa e conheça o Gabinete de Duilio Sartori, loja que traz um frescor de novidade para o mercado carioca de decoração. “A proposta aqui foi fazer algo despojado, há desde papelaria até uma escultura assinada. É um grande e variado bazar, onde os objetos das mais diversas procedências convivem em harmonia”, aponta Duilio, que entre viagens pelos quatro cantos do mundo recolheu um arsenal de peças diferentes, que lotam as estantes dos mais de 150m2 desse seu loft com estilo industrial. “Busquei uma coerência. No Casashopping tenho uma loja mais voltada para o mercado de luxo, como uma galeria. O Gabinete tem de tudo para todos os gostos. Acho que estou me levando menos a sério”, aposta ele.

R.D: Como você define o Gabinete?

D.S: O espaço, em termos de arquitetura, é comprido e tem uma luz focada e introspectiva. São 150m2 para a esposicão de objetos que amo. Pretendo interiorizar ainda mais essa proposta com pesquisas mais regionais e um estúdio de criação, a partir do ano que vem.

R.D: Que estilo inspirou aqui? Que lojas pelo mundo serviram como referência?

D.S: O estilo foi aparecendo junto aos tijolos maciços que encontrei quando fui limpando o local e também através das conversas com os vizinhos sobre a história da rua e do bairro, que já foi dos mais industriais da cidade. Apostei em um resgate do imóvel e da minha história de vida.  A inspiração veio dos meus antepassados comerciantes e também no incrível quarto de bagunça  na casa que meus avós tinham na serra fluminense. Adorava ficar ali mexendo em ferramentas e criando meus próprios brinquedos. Sempre me diverti com muito pouco. As principais referências de lojas vêm da inovação da Merci em Paris e a tradição da Liberty em Londres. Encontrei, nas duas, uma elegância despretensiosa e total valorização dos detalhes.

R.D: Como é o mix de estilos e objetos à venda?

D.S: O mix é dinâmico e quem vai determiná-lo são os próprios clientes. Só não abro mão de vender aquilo que realmente gosto por dinheiro algum no mundo.

R.D: Então vai ter sempre uma novidade no Gabinete? É essa a ideia?

D.D: Essa é a ideia e é também uma necessidade na minha vida.

R.D: O que de Duilio tem aqui?

D.S: Ainda não descobri o que não tem de Duilio… Nunca me expus tanto como nesse projeto. Ele não existiria antes dos meus 40 anos, acho que já posso olhar para trás e contar uma história bacana e consistente sobre o que eu amo, e falar das interseções entre arte e design.

R.D: Qual é o traço carioca desse empreendimento? Você fez algo novo na cidade, não?

D.S: Sou um carioca inserido no mundo, sem clichês de samba, feijoada e papagaio. Isso só se consegue com o amadurecimento próprio, e muito conhecimento da cidade e seus habitantes. O Rio é atualmente o melhor lugar do mundo para se viver e precisa deixar certos medos e preguiças para trás. O Gabinete é internacional e, por isso mesmo, totalmente carioca.

Gabinete Duilio Sartori

Rua Lopes Quintas 87, Jardim Botanico Tel: (21) 3173-8828

7 Comentários

  1. Patricia Franco
    Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2011 em 8:38 | Permalink

    Estou ansiosa pra conhecer !! Parabéns !! Muito sucesso !!
    Beijos.

  2. LAILA VILS
    Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2011 em 9:43 | Permalink

    Uma belezura!

  3. Alda Berenice C.Lima
    Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2011 em 10:52 | Permalink

    Não vejo a hora de me maravilhar com esse novo projeto de Duilio Sartori.
    Muito Sucesso !!!

  4. Fernanda Navegantes
    Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2011 em 11:38 | Permalink

    Duilinho,

    Adorei essa ideia! Parabéns!!!
    Quero conhecer logo e é do lado do meu escritório, quais são os horários que você está lá?
    Bjos

  5. Catharina Mattos
    Publicado terça-feira, 6 de dezembro de 2011 em 19:16 | Permalink

    Duilinho,

    Que lindo! Adorei.

    Parabens. Super bom gosto.Te desejo muito sucesso.Já já, irei visita-lo.Bjs

  6. Marcelo Moraes
    Publicado quarta-feira, 7 de dezembro de 2011 em 19:07 | Permalink

    Muito orgulhoso !

    Parabéns !

  7. Catalina
    Publicado quarta-feira, 4 de janeiro de 2012 em 13:07 | Permalink

    Olá, também adoramos o Gabinete, e fizemos um post bem legal sobre a loja, se queserem conferir, vejam aqui http://queachado.com/2011/12/21/de-fino-trato/
    bjs!

Comentar

Seu email nunca será publicado ou distribuído.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>