Decoração e Beauté: Salão de beleza Crystal Hair, em Ipanema, ganha novo visual nas mãos de seus clientes arquitetos, designers, paisagistas e artistas plásticos.

Em vez de apenas transformar a aparência de seus clientes, o salão de beleza Crystal Hair – endereço badalado no coração de Ipanema, dos hairstylists César Neubert e Mandy Digotte – é que ganhou um novo visual: neste domingo (15/8) reabriu as portas com ambientes repaginados, em formato de uma mostra de décor, batizada de Sweet Home Crystal Hair.  Com 800m², distribuídos em dois andares, o salão inaugurou a mostra com 13 de seus ambientes assinados por 15 profissionais cariocas, além de duas intervenções de artistas, todos frequentadores assíduos do salão.

Com o tema “lar, doce lar”, a proposta da remodelação é conferir o clima de acolhimento e aconchego de dentro de casa para o salão, especialmente neste momento em que muitos clientes já se vacinaram e começaram a retomar suas atividades e cuidados estéticos no Crystal Hair. A ideia é brindar esse retorno dos clientes com um novo visual em diversos ambientes do salão, adotando todos os protocolos e cuidados necessários, para que se sintam em sua segunda casa.

Acima, a partir da esquerda, no jardim da entrada projetado pela paisagista Anna Luiza Rothier: Déa Arbex, Marise Kessel, Cristina Bezamat, Anna Luiza Rothier e Paula Neder

A jornalista e publicitária Déa Arbex, especializada no mercado de decoração, é a idealizadora e curadora do projeto. Segundo ela, a proposta é receber com afeto os clientes que estão voltando a sair de casa e tem o salão como parte de sua rotina.

“Trata-se de um projeto onde a beleza e harmonia dos espaços vão além do visual, com clientes vivenciando experiências reais: pode sentar-se, tocar, usar os ambientes. Você pode relaxar no SPA projetado por Paula Neder; degustar as massagens no Espaço Reflexologia, assinado por Marise Kessel; ou até trabalhar, fazer uma reunião, no Office Box criado por Patricia Marinho e Manuèle Colas, enquanto aguarda o efeito de um produto no cabelo”, explica Déa.

Além dos espaços assinados por profissionais de arquitetura, decoração e paisagismo, o Crystal Hair apresenta duas intervenções artísticas: a exposição no segundo andar da fachada, Femina Virtutem, ocupada pela artista Ana Quintella e idealizada pela curadora de arte Vanda Klabin; o Muro das Bananeiras, com pintura botânica contemporânea, realizada pela artista Amanda Saladini; e ainda duas galerias internas, dos fotógrafos Ari Kaye e Kitty Paranaguá, respectivamente no Lavabo Lá de Casa e na recepção Welcome Home.

Com produção visual de Andréa Falchi, os ambientes assinados ficarão em exposição até o dia 30 de dezembro. Os procedimentos estéticos são realizados com hora marcada – inclusive, não clientes que quiserem conhecer o novo visual do Crystal Hair, devem agendar sua visita.

 

Confira abaixo os ambientes em exposição:

Acima, Jardim da Entrada e Jardim Interno  por Anna Luiza Rothier

Ocupando os dois jardins existentes na casa, Anna Luiza Rothier projetou um paisagismo acolhedor, proporcionando aos clientes usufruir destes espaços ao ar livre. Com a pandemia, o uso dos espaços abertos confere maior tranquilidade às pessoas que vão a um salão de beleza com diversas finalidades.  A ideia, portanto, foi criar ambientes de estar nos dois jardins, com mesas e sofás, onde os clientes possam aguardar seus horários agendados, fazer as unhas ou esperar o efeito dos procedimentos em seus cabelos, como tintura, luzes, entre outros.

No primeiro jardim, um jogo de espelhos, da Vimol Barra, dá a sensação de maior amplitude ao espaço, com deck de madeira, da AbraDecks Revestimentos, para uniformizar o piso. No jardim interno, plantas altas fornecidas pela Chácara de Anna Luiza Rothier equilibram a altura do pé direito duplo da casa, em vasos da Organne, conferindo maior aconchego. Tapete, sofá e poltronas, da Tidelli, criam um clima de relaxamento. Já o efeito dos sons de passarinhos no jardim sai de uma caixa de som em formato de pedra, da ArteVideo. Projeto de engenharia da Stewart Engenharia. 

 

Acima,  Recepção Welcome Home por Cristina Bezamat

Cristina Bezamat assina a área de duas recepções, com 15m², com a proposta de ser um espaço receptivo e acolhedor para os clientes que chegam em busca de uma experiência multissensorial e relaxante. O público vai encontrar um ambiente com paredes revestidas de tecido com desenhos Ikat, da Sttillo Rio. Espelhos com formatos diferentes conferem uma pegada intimista, de “powder room”. Além disso, a recepção conta com mobiliário da Way Design, tapete da Galeria Hathi, almofadas da Sttillo Rio, espelhos do Studio Grabowsky e da Rosa Kochen, molduras da FastFrame RJ, luminária RicMelo Design e fotografias em preto e branco de Kitty Paranaguá.

 

|Acima, Office Box  por Patricia Marinho e Manuèle Colas

O Office Box tem como proposta ser uma estação de trabalho, oferecendo privacidade ao cliente que precisa conciliar a sua agenda pessoal com a profissional durante seu tempo de permanência no salão, em um ambiente confortável e elegante. Trata-se de uma ideia contemporânea para o uso do espaço: muitas vezes, os clientes passam horas entre uma cadeira e outra. Transformar um dos ambientes em uma área reservada é mais um conforto oferecido pelo salão. No espaço, estarão peças icônicas, como os Múltiplos em azulejos de Noel Marinho (arquiteto, muralista e fundador do escritório que leva seu nome, participou intensamente da época áurea da arquitetura brasileira moderna, nos anos 50) e a mesa-escrivaninha Leblon, criada por Noel e Patricia Marinho, além de móveis do Arquivo Contemporâneo e tapete da Galeria Hathi. Obra da Conceptus Engenharia, tecidos da Ipanema Kravet, molduras Everaldo Molduras e luminária da Lumini.

 

Acima, SPA Urbano por Paula Neder

O ambiente foi pensado para envolver o usuário. A ideia é que ali a pessoa possa se desligar da correria do dia a dia e possa relaxar de forma confortável e aconchegante.

O espaço já contava com piso e pastilhas de vidro transparente em um tom bem claro de verde-água, além de uma grande porta de vidro que se abre para o jardim. Então, pensando em um ambiente relaxante, foi adotado o conceito de um mergulho em tons acqua, seguindo a proposta original do espaço.

As paredes foram pintadas em um tom verde água bem suave e o espaço ganhou ainda um painel ripado na mesma cor, além de pinturas suaves de plantas e flores nas paredes.  Um novo projeto de iluminação foi criado, mais uniforme, permitindo que a luz fique bem sutil nos momentos de relaxamento. Cortinas de linho e um tapete super gostoso completam o clima.

O projeto foi realizado pela Solit Engenharia, com painel ripado e espelho da Dmas Marcenaria. Iluminação e tintas da Vilarejo, cortinas da Trama Casa, tapete da Galeria Hathi e objetos da Ekko Home.

 

Acima, Espera e Hall Banheirpor Angela Leite Barbosa

O projeto ressignifica um ambiente comercial trabalhando com o conceito de desenho biofílico, em que elementos da natureza – traduzidos através das imagens no papel de parede da Covering – e elementos da cultura, através da arte e do design, como um sofá assinado por Gustavo Bittencourt e um mobile de Monica Carvalho e Klaus Schneider, se somam para construir um ambiente mais acolhedor.  

 

Acima, Femina Virtutem  por Vanda Klabin/ Ana Quintella

A historiadora e curadora de arte Vanda Klabin é a responsável pela exposição no segundo andar da fachada, ocupado pela artista Ana Quintella. Batizada Femina Virtutem, a intervenção fala do poder do feminino, da mulher no seu espaço. Para isso, três fotografias foram impressas em tecido leve, delicado e transparente (Sttillo Rio), trazendo uma nova visualidade sobre a estética da natureza, o espaço urbano e a atuação da presença feminina. Com as fotos nas janelas, Vanda Klabin quis destacar a natureza como habitat ideal, mas a transparência do tecido não deixa esquecer que estamos na cidade.

“A paisagem está na transparência, suspensa no ar, como se tivéssemos sempre que reatar algo que perdemos. São imagens que nos propõem uma quietude pelos diversos modos de olhar a natureza e que dialogam com o efêmero/permanente, a interioridade / exterioridade. Uma verdadeira interlocução com a natureza”, explica a historiadora.

 

Acima, Espaço Reflexologia por Marise Kessel

Intimista e relaxante, o espaço apresenta elementos diversos para promover o acolhimento e a sensação de bem-estar. O projeto permite a interação com o ambiente e a experiência de diversas sensações, através de um perfil em LED instalado na parede de fundo, controlado remotamente, com a possibilidade troca de cores de luz refletida no papel de parede. O espaço provoca os sentidos, como o olfato (nos aromas), o tato (no papel de parede com uma textura marcante), e a visão (nas trocas de cores e no ambiente florido), tornando ainda mais acolhedor o ambiente exclusivo para a prática terapêutica da reflexologia, aplicada nos pés e nas mãos, pela equipe especializada do Salão.

Entre os elementos presentes, estão um papel de parede com textura especial, da Sttillo Rio; espelho com moldura clássica, feito especialmente para o local, com moldura da Fast Frame; o perfil em LED da Ângulo Iluminação; tapete da Galeria Hathi; objetos da Santa Cruz Home Bazaar e arranjos da Casa de Flores. Obra CSV Engenharia.

 

Acima, Espaço Olaria Carioca por  Ricardo Melo e Rodrigo Passos

Trata-se de um espaço chique e despojado, com revestimentos simples, mas seguindo o atual conceito da naturalidade, pensado para ressaltar os detalhes e valorizar mais ainda a exposição das cerâmicas da Olaria Carioca. É um espaço de exposição das cerâmicas com ares de casa, de vida, de acolhimento. Entre os fornecedores, estão a Galeria Hathi, MGR Marmoraria, RicMelo Design e Sttillo Rio.

 

Acima, Lavabo Lá De Casa e Galeria de Fotos por  Tiana Meggiolaro e Bia Mayrinck

O lavabo foi pensado para ser um ambiente especial, que transporta o cliente para o conforto e cuidado de seu próprio lar. O espaço conta com piso e banca de porcelanato que simula a aparência de mármore, porém com a praticidade do primeiro, além de louças e metais com bordas finas e design arrojado. O lavabo ganha ares de casa também com a escolha do revestimento de tijolinhos terracota, com fotografias de molduras diferentes na parede, como uma coleção adquirida ao longo do tempo. Para arrematar, o aconchego se faz nos detalhes: flores, quadros e objetos de decoração, como bandejas e vasinhos, complementam a decoração.

Entre os fornecedores, revestimentos da Vilarejo, acessórios da Santa Cruz Home Bazaar, marcenaria da Artibem, fotos de Ari Kaye e molduras da Fast Frame. Engenheiro responsável Paulo Vegele.

 

Acima, SPA Capilar Aconchego por  Ana Cano Milman e Luciana Duque

Com 7.41 m², o espaço traz o conceito de um jardim relaxante, onde o cliente poderá espairecer a mente e o corpo da rotina corrida, com a sensação de calmaria, de estar em casa, enquanto recebe um tratamento relaxante em seus cabelos.  Com fornecedores como Orlean e Santa Cruz Home Bazaar, o ambiente conta com um elegante papel de parede, cestos de rattan para armazenar os produtos e lâmpadas verdes que ajudam a acalmar o corpo e a mente.

 

Acima, Muro das Bananeiras por Amanda Saladini

Trata-se de uma pintura botânica contemporânea, realizada pela artista Amanda Saladini: uma forma de dar boas-vindas aos clientes que chegam ao espaço cuidadosamente preparado e proporcionar a eles um momento delicioso de autocuidado.

 

Fotos: @mca_estudio

SERVIÇO:

Sweet Home Crystal Hair

  • Barão de Jaguaripe, 243 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ
  • Telefone para agendamento: (21) 2513-2000
  • Horário de funcionamento:
  • Terça a sábado, das 9h às 20h
  • Segunda, das 13h às 17h