Lançada em junho de 2020 com uma loja conceito projetada por Arthur Casas na badalada Alameda Gabriel Monteiro, a +55design aterrissa no Rio de Janeiro esse mês, trazendo ao mercado carioca seus produtos exclusivos, entre móveis e acessórios assinados por um timaço de 16 escritórios brasileiros de arquitetura e design – de Bruno de Carvalho a Guto Requena, passando por Nildo José, Estúdio Faro, Marina Linhares e o próprio Arthur Casas.

Todas as peças passam pela curadoria de Clarissa Schneider,  com aprovação e carinho das sócias-fundadoras desta marca que rapidamente virou “queridinha” entre os arquitetos paulistanos. “Queremos refletir a beleza do nosso design, oferecendo produtos que contenham emoção e significado, empregando técnicas sofisticadas de fabricação, com soluções para as necessidades diárias da vida contemporânea. A maioria das nossas madeiras são de florestas de manejo e têm o selo internacional FSC, o certificado mais exigente do mundo para origem de madeira de lei. Nossos tecidos são naturais e orgânicos ou compostos de elementos reciclados. Não usamos plásticos nos produtos nem nos processos. Eles foram substituídos pelo bioplástico, que é um produto biodegradável absorvido pela natureza em até um ano e meio. Nossos couros vêm de fazendas rastreadas e fora do perímetro da Amazônia”, ressalta Clarissa. “Também somos fascinados por materiais naturais e encontramos artesãos que amam o ofício e transmitem paixão e habilidades, garantindo que séculos de conhecimento coletivo sejam transferidos para as novas gerações”, acrescenta ela.

No Rio, a +55design passa a ser representada, com exclusividade, pelo Arquivo Contemporâneo, que reservou o quarto andar da loja de Ipanema para expor mais de 40 produtos da marca. Para comemorar a parceria, o empresário João Caetano convidou as arquitetas Carolina Escada e Patricia Landau, da Escala Arquitetura, para assinar a nova vitrine da loja, inspirada em uma cabana moderna no meio da mata, ambientada pela dupla com duas luminárias de piso Arumã, do studioMK27 (de Márcio Kogan), e um conjunto de poltronas com pufe Kariri, assinado por Neca Abrantes.

 

Acima, Poltrona Cabaça, assinada por Nildo José.

Acima, Poltrona Sela, assinada por Bruno de Carvalho

Acima, Cadeira Garça,  assinada pelo Estúdio Faro Design

Acima, Carrinho Tapioca, assinado por Adalfan Filho 

Acima, Mesa de jantar Pente e cadeiras Pelicano, assinadas pelo Estúdio Faro Design

 

 Fotos: André Nazareth