No dia 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitscheck anunciava a inauguração do plano piloto, projetado pelos renomados arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer, e erguido em apenas quatro anos. A cerimônia representava o marco de que o Brasil estava pronto para a modernidade.
Agora, em seu 60º aniversário, Brasília ainda é palco e protagonista de valiosos episódios da história brasileira, que independentemente dos desfechos, nunca foram capazes de tirar o brilho do local, que encanta mundo a fora por seus monumentos e arquitetura. Para homenagear a capital, separamos 12 peças inspiradas nela. Confira:
- Obra Congresso Nacional, por Ac, na Urban Arts
- Bright Statuario, superfície de natural quartz desenvolvida pelo Grupo Guidoni. Lançamento da linha Topzstone, o produto traz o branco, característico das obras de Niemeyer e muito presente em Brasília, para um décor moderno e clean.
- Porcelanato Urbe Brise Concreto, da Decortiles, celebra a arquitetura contemporânea brasileira, com suas linhas orgânicas e concretistas.
- Porcelanato Urbe Concreto, da Decortiles, é uma referência às capitais brasileiras que abrigam as obras de grandes mestres como Oscar Niemeyer.
- Piso AkafloorTauari Gris. A madeira recebe os tons de cinza e dá origem ao piso Akafloor Tauari Gris. Inspirado no concreto aparente tão presente nas obras do genial Oscar Niemeyer, nas décadas de 1960/70.
- Sofá Arca, assinado pela Lattoog, para a DonaFlor Mobília. Composta por sofá e poltrona, a linha Arca assinada pela Lattoog estabelece um diálogo entre curvas e retas, características da arquitetura de Brasília.
- Obra Palácio da Justiça Abstrato Tríptico 2, da artista Drika Barstante, disponível na Urban Arts
- Patch Brasília Preto 29×29, da Eliane Revestimentos. Os azulejos artísticos Patch Brasília remetem ao colorido mais gráfico das obras despretensiosas dos painéis de azulejaria que têm em Brasília, o pano de fundo para as mais importantes criações originalmente brasileiras.
- Tapete Revolution Design Modernistacria elementos flutuantes, soltos no espaço. Disponível na by Kamy.
- A manta com franja Day by Day Baby Alpaca, da casa moysés, transporta para o décor o modernismo – que marca as obras de Brasília – em seu tom de cinza, com o toque macio da lã de baby alpaca.
- Paviflex Natural, da Tarkett.O piso testemunhou um Brasil em efervescência no século passado, notadamente pela construção de Brasília, onde foi aplicado em famosas edificações como por exemplo o Palácio do Itamaraty, Câmara dos Deputados.
- Bandeja Espelhada Rustic, da mmartan. Com design clean e minimalista, como o traço de Niemeyer, a bandeja investe na elegância das formas simples. O objeto traz um dourado discreto, que confere um toque de brilho ao décor, sem excessos.
- Ladrilho hidráulico Capital, da Decortiles. As arquiteturas da capital brasileira, Brasília, cenário da icônica azulejaria do artista Athos Bulcão, inspira o ladrilho Capital. Referência que vem das formas, curvas, cores e composições em harmonia perfeita com a paisagem natural da cidade.
Fonte: Revista Use