No dia 21 de abril de 1960, o então presidente Juscelino Kubitscheck anunciava a inauguração do plano piloto, projetado pelos renomados arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer, e erguido em apenas quatro anos. A cerimônia representava o marco de que o Brasil estava pronto para a modernidade.

Agora, em seu 60º aniversário, Brasília ainda é palco e protagonista de valiosos episódios da história brasileira, que independentemente dos desfechos, nunca foram capazes de tirar o brilho do local, que encanta mundo a fora por seus monumentos e arquitetura. Para homenagear a capital, separamos 12 peças inspiradas nela. Confira:

              

  1. Obra Congresso Nacional, por Ac, na Urban Arts
  2. Bright Statuario, superfície de natural quartz desenvolvida pelo Grupo Guidoni. Lançamento da linha Topzstone, o produto traz o branco, característico das obras de Niemeyer e muito presente em Brasília, para um décor moderno e clean.
  3. Porcelanato Urbe Brise Concreto, da Decortiles, celebra a arquitetura contemporânea brasileira, com suas linhas orgânicas e concretistas.
  4. Porcelanato Urbe Concreto, da Decortilesé uma referência às capitais brasileiras que abrigam as obras de grandes mestres como Oscar Niemeyer.
  5. Piso AkafloorTauari Gris. A madeira recebe os tons de cinza e dá origem ao piso Akafloor Tauari Gris. Inspirado no concreto aparente tão presente nas obras do genial Oscar Niemeyer, nas décadas de 1960/70.
  6. Sofá Arca, assinado pela Lattoog, para a DonaFlor MobíliaComposta por sofá e poltrona, a linha Arca assinada pela Lattoog estabelece um diálogo entre curvas e retas, características da arquitetura de Brasília.
  7. Obra Palácio da Justiça Abstrato Tríptico 2, da artista Drika Barstante, disponível na Urban Arts
  8. Patch Brasília Preto 29×29, da Eliane RevestimentosOs azulejos artísticos Patch Brasília remetem ao colorido mais gráfico das obras despretensiosas dos painéis de azulejaria que têm em Brasília, o pano de fundo para as mais importantes criações originalmente brasileiras.
  9. Tapete Revolution Design Modernistacria elementos flutuantes, soltos no espaço. Disponível na by Kamy.
  10. A manta com franja Day by Day Baby Alpaca, da casa moysés, transporta para o décor o modernismo – que marca as obras de Brasília – em seu tom de cinza, com o toque macio da lã de baby alpaca.
  11. Paviflex Natural, da Tarkett.O piso testemunhou um Brasil em efervescência no século passado, notadamente pela construção de Brasília, onde foi aplicado em famosas edificações como por exemplo o Palácio do Itamaraty, Câmara dos Deputados.
  12. Bandeja Espelhada Rustic, da mmartanCom design clean e minimalista, como o traço de Niemeyer, a bandeja investe na elegância das formas simples. O objeto traz um dourado discreto, que confere um toque de brilho ao décor, sem excessos.
  13. Ladrilho hidráulico Capital, da DecortilesAs arquiteturas da capital brasileira, Brasília, cenário da icônica azulejaria do artista Athos Bulcão, inspira o ladrilho Capital. Referência que vem das formas, curvas, cores e composições em harmonia perfeita com a paisagem natural da cidade.

Fonte: Revista Use