A arquiteta Eliza Schuchovski, do escritório Schuchovski Arquitetura, de Curitiba, recebeu neste mês de outubro, o prêmio internacional – Property Awards, considerado um dos mais renomados prêmios de arquitetura e design do mundo, também conhecido por ser a maior e mais prestigiada competição imobiliária mundial. Batizado “Panoramic House”, o projeto  residencial assinado pelo escritório, venceu na categoria USA & Americas e foi oficialmente anunciado durante um evento realizado no Fairmont Royal York Hotel, em Toronto, no Canadá.

A casa premiada, ainda em construção, está localizada no condomínio fechado de alto padrão Bravíssima Private Residence, em Itajaí (SC), e competiu com projetos assinados por alguns dos melhores profissionais dos Estados Unidos e outros países das Américas. Ao todo, são 1200m² de área construída em um terreno de 3500m² que, por si só, já é bastante desafiador. “Todos os terrenos desse condomínio, localizado nas montanhas de Mata Atlântica preservada e de frente para o mar, têm inclinação acentuada, então, pela própria natureza, já requerem projetos mais ousados”, conta Eliza, que inscreveu o projeto no Property Awards no final do ano passado.

A casa de três andares e piso subterrâneo foi desenhada para um casal com dois filhos, que procuraram o escritório de Eliza na esperança de colocar seus sonhos em papel. “É uma família unida, que adora curtir momentos um com o outro e com amigos. O desejo deles era uma casa grande, com áreas de reunião e com tudo bem integrado à natureza. A família queria levar para a casa toda a brasilidade que temos em nosso país e cultura, em espaços para reunir, relaxar e apreciar a vista”, comenta a arquiteta. Após alguns estudos, foi desenvolvida uma proposta com formas puras, volumes visualmente interessantes e pontos focais dos estudos paramétricos, posicionando a casa para que ela ocupasse a maior parte do lote.

No premiado projeto, se destacam a mistura de materiais, texturas e cores, bem como o máximo proveito da natureza que cerca a residência. “O maior desafio veio quando a família nos apresentou uma forma irregular de terreno, com declives consideráveis. O uso máximo da terra foi uma exigência, juntamente com a contemporaneidade da construção e vistas livres para a paisagem a partir do interior da residência”, explica Eliza.

Com o objetivo de ser uma construção ecológica, a casa será energeticamente autossuficiente e funcionará como uma microrrede, produzindo cerca de 105% de sua demanda energética graças à energia solar armazenada pelos painéis solares. A energia excedente será armazenada em baterias de alta capacidade ou poderá ser transferida para a rede elétrica local, aumentando a produção e o consumo de energia limpa.

A casa está toda equipada para receber automação de controle de luz, tomadas, ar condicionado, câmeras de segurança e irrigação. Além da economia de energia, também garante segurança e conforto à família. A Panoramic House visa contribuir com a natureza e também ajuda a criar uma cultura mais consciente na construção civil brasileira.

 

Serviço:

Schuchovski Arquitetura

Endereço: Avenida do Batel, 1230, conjunto 906 – Batel

Telefones: (41) 3528-3328 e (41) 99723-4555

Site: sckarquitetura.com.br