Em 2017, a ArtRio acontecerá entre os dias 20 a 24 de setembro e as inscrições para as galerias já começam em novembro. Esse ano, a feira reuniu 73 galerias, de sete países, nos armazéns do Píer Mauá. Terminando neste domingo, dia 02 de outubro, a feira recebeu um público de 49 mil pessoas, focada em trazer para a feira importantes colecionadores e curadores, brasileiros e internacionais. Um grupo de 50 profissionais desses segmentos de países como Argentina, França, Estados Unidos, China, Austrália e Nova Zelândia, este presente no evento.
“Acreditamos que em 2016 a ArtRio aconteceu no formato ideal, prestigiando a qualidade das obras e das galerias e em total sintonia com o mercado atual. Nesta edição, trabalhamos muito para trazer colecionadores e curadores unindo todos os segmentos dessa engrenagem. Os bons resultados alcançados pelas galerias prova que o mercado de arte continua muito ativo no país. A arte brasileira está muito valorizada e reconhecida internacionalmente e isso é importante para a imagem do Brasil como um país com forte e expressiva produção cultural”, indica Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Além de apresentar os grandes nomes da arte mundial, a ArtRio tem entre suas metas também apresentar novos nomes da arte. Um dos programas da feira, o VISTA, é dedicado às galerias jovens, com a apresentação de arte contemporânea emergente, e a ArtRio também realiza o Prêmio FOCO Bradesco ArtRio, destinado a artistas jovens com até 15 anos de carreiras. Os selecionados em 2016 foram Romy Pocztaruk, Ivan Grilo e Jaime Lauriano. Todos receberão residências artísticas e esse ano participaram com suas obras da ArtRio.
Realizada pela BEX Produções, a ArtRio tem patrocínio máster do Bradesco, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A feira de arte tem também patrocínio da AON e do SEBRAE, apoio da Heineken, Minalba, Pirelli e SISTEMA FIRJAN e apoio institucional da Estácio e Klabin.
Fotos: algumas obras que se destacaram na ArtRio 2016: Franz Ackermann; Ângelo Venosa; Giorgio Morandi
IDA 2016
A terceira edição da IDA, realizada em paralelo à ArtRio, teve como meta o estímulo a indústria do design no país. Além da exposição de escritórios e designers, a feira contou com agenda de palestras e mesas redondas sobre o setor, tratando desde a formação do profissional como segmentos de atuação, processos criativos e de produção.
www.artrio.art.br