O artista Manoel Novello inaugurou sua exposição individual “Copacabana” no dia 13 de setembro, às 19horas, na galeria Ibeu. A mostra aprofunda as relações que Novello cria entre sua pintura, a arquitetura, o espaço urbano do bairro e sua orla marítima.

“Copacabana” reúne pinturas de grandes dimensões, fotografias, desenhos e instalação. Com curadoria do crítico de arte Cesar Kiraly, a mostra explicita o diálogo que o artista estabelece com a cidade que ele vivencia.

Há muitas camadas de pintura sob a pintura de Novello, trabalho que recorre à pulsação do espaço urbano das grandes cidades. Na Galeria Ibeu, as pinturas se referem a situação urbana do bairro de Copacabana especificamente, o que destaca as conexões entre as obras.

É a segunda vez que o artista apresenta, além das pinturas, fotografias e desenhos. Esses trabalhos colaboram no entendimento da visualidade. “Copacabana” se completa com uma instalação feita em fios coloridos de algodão, remetendo a uma paisagem marítima, próxima à galeria, que já se perdeu no crescimento urbano.

Novello participou da Bienal de Curitiba de 2011 e Arte Pará 2010 e essa será sua 4ª exposição individual. Recentemente produziu um site specific, para o Jardim do Museu da República, dentro do programa Ocupa Coreto, Galeria do Lago, curadoria de Isabel Portella. É representado no Rio de Janeiro pelo Escritório de Arte Gaby Indio da Costa.

A exposição na Galeria Ibeu fica em cartaz até o dia 21 de outubro e tem entrada franca.

Confira nas fotos de Paulo Jabur

Copacabana – Manoel Novello

Galeria de Arte Ibeu

Avenida Nossa Senhora de Copacabana 690, 2º andar, Rio.

Abertura: 13 de setembro de 2016, 19h

Em cartaz de 14 de setembro a 21 de outubro.

Horário de funcionamento: segunda a sexta das 13:00 as 19:00h.