A designer carioca Luciana Duque, do Estúdio Obj, recebeu ontem (28), em Como, na Itália, o prêmio A`Design Award & Competition pela categoria Furniture Design.  

Desenhada por Luciana, a Linha Urbana recebeu o Prêmio Bronze na categoria Mobiliário, Artigos Decorativos de Design de Casa e foi  criada  através do conceito de upcycling. Este conceito é um dos principais alvos do artista através desta coleção que transforma o uso de chapas metálicas dando novo valor através de sua utilidade e qualidade. Com este objetivo, o desafio era criar móveis, explorando novas possibilidades de um material que até hoje só foi utilizado para um único propósito, persianas rolantes. Ao usar essas chapas de metal, feitas de aço galvanizado, foi possível criar curvas e formas que raramente são usadas em móveis.

A trajetória de Luciana Duque como designer sempre esteve relacionada ao uso de matérias-primas naturais, como madeira, aço, vidro e tecidos, na produção de móveis e objetos, de forma a preservar o meio ambiente. Naquele momento, ela se deparou com uma enorme quantidade de sobras, o que despertou sua atenção para o conceito de upcycling. Também surgiu a possibilidade de criar linhas, esculturas e objetos específicos com o reaproveitamento desses materiais. Esse conceito em sua visão é o design do futuro, onde as pessoas virão cada vez mais com o reaproveitamento de materiais. É muito importante que as pessoas tenham consciência da preservação do meio ambiente.

Sobre a OBJ :  A OBJ Studio and Industry nasceu em 2016 com o objetivo de transformar matéria em mobile e combina a paixão pela fabricação de móveis com a estética artística, criando peças únicas e inovadoras. A empresa realiza e controla todas as etapas do processo, desde a ideia até o acabamento, desde a matéria-prima até a loja de móveis. Na OBJ tudo é aproveitado e modificado. Sustentabilidade não é um conceito, mas uma ação. Está dentro do processo criativo, onde eles asseguram que cada material terá um papel. É assim que, há 3 anos, eles dão aos seus clientes o prazer de serem comidos em casa.

O A ‘Design Award não é apenas um prêmio, é o indicador de qualidade e perfeição em design, o prêmio é reconhecido mundialmente e chama a atenção de empresas, profissionais e grupos de interesse orientados ao design. Ganhar o prêmio A ‘é um certificado de excelência para designers, uma prova de qualidade para as empresas. Tendo o A ‘Award atrai os olhos das audiências orientadas para o design em todo o mundo, os vencedores poderão encontrar melhores e mais altos cargos e leads de vendas.