Giuseppe Scapinelli nasceu na Itália, multi artista, adorava pintar, esculpir e desenhar.  Ainda gostava de cerâmica e talvez por isto contruiu seu ateliê de a beira mar, em Bertioga. Sua forma alegre de viver teve forte reflexo em sua obra como designer e como arquiteto de interiores no Brasil.

A feira de design art IDA que acontece entre 9 e 13 de setembro no Píer Mauá, vai lançar o livro “Giuseppe Scapinelli 1950: O designer da emoção”, de autoria de Sergio Campos, editora Olhares. A obra reúne fotos de impactantes peças criadas por Scapinelli na década de 50. Há também registros de revistas da época, livros de decoração italianos e fotos de família.

O livro é dedicado a estudar a visão de Giuseppe Scapinelli do modernismo, sua filiação a uma linha mais humanista da modernidade em oposição aos racionalistas europeus.  Sua importância na historia do design de mobiliário moderno brasileiro é reafirmada e ampliada, junto a grandes mester de seu tempo como Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro  e Lina Bo Bardi.

Scapinelli nao produziu peças em série e foi influente articulista da então recém lançada revista Casa e Jardim, defendendo a modernidade, a luz e a simplicidade nos lares brasileiros.

Serviço IDA 2015

Data: 10 a 13 de setembro (quinta-feira a domingo)

Preview para convidados – 09 de setembro (quarta-feira)

Horários: quarta a sábado de 13h às 21h. Domingo de 13h às 19h

Ingressos: R$ 30,00

Local: Píer Mauá  – Av Rodrigues Alves 10 – RJ. Entrada pelo Armazém 1

www.idario.art.br

facebook.com.br/ida.art

instagram.com.br/ida.art.br