A Lattoog, marca de design autoral de Leonardo Lattavo e Pedro Moog, completa um ano de loja em São Paulo, participando pela primeira vez do Design Weekend, maior festival de design da América Latina, trazendo diversas ações. O evento acontece de 18 a 25 de agosto, em São Paulo.

Para o DW, a dupla lança em pré-estreia exclusiva para o festival, o documentário Lattoog, em sessões na loja da Alameda Gabriel Monteiro da Silva. O filme faz parte da série Insight, criada pelo cineasta Ioseba Mirena, que apresenta, em uma linha do tempo leve e emocionante, a trajetória dos designers, o dia a dia do trabalho, as inspirações para as suas criações, sobretudo a cidade do Rio de Janeiro, que está sempre presente no trabalho de Leonardo e Pedro. “Este filme representa a nossa história pelo viés poético que o mobiliário pode proporcionar ao usuário. É uma interpretação do nosso cotidiano, e a nossa vida está intrinsicamente ligada ao nosso trabalho com o design e a arte”, comenta Leonardo. Serão três dias de sessões para 25 pessoas cada. Elas acontecerão nos dias 21, 22 e 23 de agosto, na loja da Lattoog e as inscrições deverão ser feitas por email até o dia 16 de agosto. Na sessão do dia 23, Pedro e Leo farão um talk após a exibição, e contarão mais detalhe da carreira consagrada do estúdio. A série Insight será distribuída internacionalmente ainda este ano.

Outro destaque é o relançamento do pufe Knot, peça icônica que comemora 20 anos de criação. Knot foi o primeiro móvel criado pela dupla, quando desenhar móveis ainda era encarado como hobby. Esta peça tem uma estrutura linear flexível atada em forma de nó. Para esta edição, Leonardo e Pedro desenvolveram um Knot com um tamanho mais generoso, onde o usuário pode se sentir ainda mais abraçado pela peça. Além disso, a dupla utilizará nesta nova versão, o tecido Performance H²0 da marca Quaker, um tecido de alta performance, que não só reveste Knot de forma anatômica, mas também é resistente a diversos tipos de mancha, como riscos de caneta, respingos de vinho e molho de tomate. Devido a um tratamento especial pelo qual a fibra do tecido é submetida, a limpeza do material é feita única e exclusivamente com água – e mesmo os tons mais claros voltam a ser perfeitos depois da manutenção. Para confirmar as características tecnológicas do tecido, os visitantes poderão fazer intervenções no Knot, utilizando caneta para desenho.

A poltrona Gota, lançamento da Lattoog pela Donaflor Mobília, também estará exposta na loja através de uma ação chamada “No Balanço do Aconchego”, que convidará as pessoas para interação com a peça e premiará as melhores fotos com a BirdHouse (casa de passarinho assinada pela dupla). A poltrona suspensa carrega a forma de uma gota, trazendo mais uma vez uma mímese interpretativa da natureza. Feita em metal, madeira e corda náutica, Gota traz a poesia, leveza e equilíbrio mesclados ao conforto e rigor técnico de uma peça de design.

Ainda no showroom da Gabriel, Leonardo e Pedro apresentarão uma nova série de quadros, que seguem a filosofia já praticada no processo criativo da dupla: reutilizando sobras de matéria-prima empregada nos móveis, os designers lançam mão da técnicas milenares de pintura, como a encáustica, para dar vida a peças intensas e subversivas, que seguem impulsionando a expansão da linguagem formal da Lattoog. “O reverso das formas, o negativo dos cortes que se transformam em rejeito transmuta em células que, aglutinadas, ressurgem em composições volumétricas que provocam nosso olhar para a percepção de uma nova ordem. O movimento, o caos e o orgânico aparecem em composições que anseiam pelo espaço e se lançam à tridimensionalidade” explica Leonardo.

Para encerrar as ações no Distrito Gabriel, no dia 23, os designers realizarão a terceira edição da Lattoolaje, um projeto idealizado para receber os amigos e profissionais para um happy hour no terraço na loja. A festa, regada a petiscos e bebidas tradicionais do Rio, marca o encerramento também da High Design, e será um dos eventos oficiais da Upper Gabriel.

Serviço

Lattoog – DW

Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 248

19 a 24 de agosto – das 9h30 às 18h30

Sessões DOC – 21 e 22 de agosto – duas sessões – 17h00 e 19h00 /  23 de agosto – sessão às 17h00 com talk – Lugares restritos (25 pessoas por sessão). Confirmar presença pelo email: contato@jacarandacomunicacao.com

Lattoolaje – 23 de agosto – 19h às 22h

www.lattoog.com