A Marceneira, fábrica de móveis sob medida localizada em Curitiba, acaba de criar soluções para encobrir fios, cabos e encanamentos da casa em projetos de decoração. Os projetos são pensados para deixar o lar mais confortável e mais prático. Lilian Cavalheiro, diretora comercial da A Marcenaria, conta que em todos os projetos elaborados essa questão dos fios e encanamentos já vem acopladas, mesmo sem o cliente pedir. “Trata-se de uma questão estética. Como já trabalhamos há um certo tempo com isso, sabemos que esses itens são realmente indesejados e desagregam a beleza de qualquer ambiente”, diz a diretora.

Quando ficam no chão, por exemplo, além de terem a durabilidade reduzida, os fios e cabos podem causar perigo, gerando incêndios ou alagamentos, sem contar que acumulam poeira, tornando o ambiente anti-higiênico. Para que isso não ocorra o planejamento é fundamental, afirma Lilian. “É importante que tudo isso seja calculado antes para saber onde colocar uma tomada, por exemplo, ou então quando for contratar um serviço de marcenaria. Explicar o que e como deseja cada peça gera um resultado satisfatório para o cliente, e funcional para casa”, completa.

Uma das soluções propostas é fazer um “fundo falso” na mobília, deixando espaço na parte posterior para passagem dos fios, e também um acesso fácil a eles, caso haja necessidade de ligar/desligar qualquer aparelho. Dentro de armários da cozinha ou banheiro também existe a opção de inserir tomadas, para que os eletrodomésticos possam ser ligados de dentro do nicho, proporcionando mais comodidade. Utilizar rodapés com frisos e espaços traseiros é uma boa opção para aparelhos que precisem ficar próximos ao chão, sem precisar alterar as ligações elétricas.

Atualmente, A Marcenaria conta com uma fábrica e um escritório, ambos em Curitiba, e atende também os estados do sul e sudeste brasileiro.