Santa Catarina está muito bem representada na 3ª edição do concurso Láurea Máxima, organizado pela Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD). A entidade anunciou os vencedores deste ano durante o Congresso Internacional de Design de Interiores (CONAD), na última quinta-feira (22), realizado em São Paulo. O prêmio é voltado para estudantes de Design de Interiores de todo o país, que desenvolveram o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em 2018, em instituições de ensino brasileiras autorizadas pelo MEC.  @gizelliflorinteriores,  @lucieideconcari.interiores e @NicoledaSilvaRios

Na categoria Tecnológico os três lugares ficaram com estudantes catarinenses. Nicole da Silva Rios, formada no Campus da Univali de Balneário Camboriú, levou o primeiro lugar com o projeto “Centro Dia para Idosos”. A ideia é funcionar como um local de atividades recreativas para a terceira idade, durante o dia, possibilitando a socialização entre os idosos.

“No projeto observa-se a importância das cores no design de interiores, em especial nos ambientes relacionados às instituições dedicadas ao cuidado de idosos. Geralmente, tais instituições usam uma paleta de cores neutras e frias, que não são estimulantes e muitas vezes remetem a lembranças de clínicas e hospitais”, explica.

O segundo lugar foi para a Casa Parangolé da designer Gizelli Flôr de Jesus, formada pela Univali Campus Florianópolis. A profissional propôs um projeto de interiores de uma Casa de Apoio Humanizada para a População em Situação de Rua (PSR), fazendo adequações em um imóvel já existente, localizado no Centro da cidade.

“Assim como as capas feitas de panos coloridos, estandartes e bandeiras criadas pelo artista Helio Oiticica, que serviam para serem usadas ou carregadas, revelando-se apenas quando vestidas e movimentadas pelos espectadores, a Casa Parangolé só fará sentido se os moradores se apropriarem dela de forma a vesti-la”, explica Gizelli.

E na terceira colocação está Lucieide Concari, da Univali Balneário Camboriú, que assina o Gaslamp Bar,  uma opção de lazer para os moradores de Navegantes. O primeiro estabelecimento chamado “bar” surgiu na Califórnia/EUA. Lucieide também descobriu o distrito histórico de Gaslamp Quarter, considerado o ímã noturno da cidade de San Diego/CA.

“É possível perceber as características marcantes das edificações – muitas de 1880 – e da preservação ao longo dos anos. Destaque para os letreiros iluminados, fachadas e calçadas de tijolinhos. Referências que nortearam o projeto”, pontua.

Reflexo sobre a qualidade de ensino em Santa Catarina

Para a diretora da Associação Brasileira de Designers de Interiores em Santa Catarina, Michele Pires, ter três finalistas catarinenses numa premiação nacional é muito gratificante.

“Isto demonstra a qualidade do ensino em nosso Estado, formando profissionais altamente qualificados para o mercado de interiores. Para nós da ABD, que atuamos fortemente nas grades de ensino junto ao MEC dentro das instituições, é um grande orgulho ver a qualidade dos trabalhos apresentados”, comemora Michele, que nos últimos três anos dedica-se ao fortalecimento da entidade no Estado e ao fomento e incentivo dos futuros profissionais junto às universidades.