Peças e projetos gráficos dos principais designers cariocas estão reunidos na Rio + Design 2011, que inaugurou hoje, no Salão Nobre da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Foram realizadas palestras com os  Ricardo Leite e Guto Indio da Costa e um coquetel marcou oficialmente a abertura da exposição, com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno, do presidente da Alerj, Deputado Paulo Melo, e do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan),  Carlos Fernando Gross.

O projeto promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro (Sedeis), em parceria com a Alerj e a Firjan,  integra o programa do Governo Estadual Rio É Design. Esta edição contará com 28 profissionais e escritórios de design – alguns deles premiados internacionalmente – e terá mais de 40 peças expostas até o dia 30 de setembro.

Dentre as peças expostas estão o projeto visual das capas da nova coleção de livros de Luis Fernando Veríssimo, desenvolvido pela Crama Design Estratégico; a nova linha de puxadores de Guto Indio da Costa; joias da HStern inspiradas em Burle Marx; cadeiras e poltronas de Zanini de Zanine, Sergio Rodrigues, Felipe Rangel, André Lobo, Carlos Alcantarino, entre outros; as bolsas de Gilson Martins, com representações de cartões-postais do Rio de Janeiro, como Pão de Açúcar e Cristo Redentor; e até uma linha de papelaria desenvolvida pela Papel Craft em parceria com o escritório de design e arquitetura Lattoog.

Fotos de Ignacio Ferreira

Rio + Design 2011
Data: 13 a 30 de setembro
Horário: Segunda a sábado, das 10h às 17h; domingo e feriados, das 12h às 17h
Local: Palácio Tiradentes (Rua Primeiro de Março, s/nº – Praça XV – Centro – Rio de Janeiro)

Entrada franca