O artista Alê Jordão apresenta a exposição “Spectrum” no Museu Oscar Niemeyer (MON) de Curitiba a partir do dia 20 de maio às 18h30.

Com curadoria de Walton Hoffmann e Marcelo Vasconcellos, “Spectrum” reúne instalações feitas a partir de materiais diversos, como, por exemplo, o metal e o vidro obtidos no desmanche de um carro modelo Twingo, cedido pelo jornalista Ricardo Boechat. Na ocasião, Alê também lança o livro “Secret Love”, que foi inspirado no lixo encontrado durante o desmanche do Twingo de Boechat.

Os curadores, que acompanham o desenvolvimento da obra de Alê Jordão desde 2012, perceberam que seu trabalho apresentava nova concepção com a união das séries “Cars Never Die” e as esculturas de neon recorrentes em sua trajetória.

“Aqui, o design, antes predominante, fica de lado e deixa fluir”, pontuam Hoffmann e Vasconcellos.
As instalações apresentadas em “Spectrum” ganham novos significados diante da interação das obras com o reflexo da luz neon, material trabalho pelo artista desde 2002. Nesta mostra, o artista também aborda questões relativas à sustentabilidade e reuso de materiais a partir de uma intensa pesquisa de objetos descartados em oficinas e desmanches.

 

Esses ingredientes, tão comuns na arte atual, dialogam na mostra possibilitando ao público reações diversas. “A ideia do design, marcante nas suas inspirações anteriores, desaparece de forma absoluta em suas novas criações”, explicam os curadores.

“As referências cosmopolitas, associadas a uma discussão em torno do consumismo, construção e desconstrução de marcas são as principais referências”, explica Alê Jordão.

A exposição “Spectrum” ficará aberta até 31 de maio.

Fotos: Miguel Sá

 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Abertura: 20 de maio, quarta-feira, às 18h30

Período expositivo: 20 a 31 de maio

Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico – Curitiba – PR

Funcionamento: terça-feira  a domingo, das 10h às 18h.

Ingressos: R$6 inteira e R$3 meia-entrada (venda de ingressos até 17h30)

Mais informações: www.museuoscarniemeyer.org.br