Os artistas mineiros Leandro Gabriel e Angelo Issa abrem a exposição “Grandes pedaços de qualquer coisa”, no Parque das Ruínas, em Santa Teresa, a partir do dia 05 de setembro. Com curadoria de Luiz Sergio de Oliveira e idealização de Márcia Zoé, a mostra traz um recorte da produção destes dois nomes da arte contemporânea brasileira. Leandro Gabriel apresenta esculturas de ferro, feitas com material jogado nos lixos. Ele tem muitas obras em espaços públicos de BH. Já Angelo Issa mostra pinturas que fazem críticas sociais: à situação política, à violência e à exclusão.
Pela primeira vez em exposição no Rio de Janeiro, os dois artistas se inspiram nas ruas ou no que acontece nelas para dar forma aos seus trabalhos.
“Ao compor esses meus novos trabalhos, sinto-me solto ao vento numa tempestade de ideias, de novidades, de busca. Minha arte não pode ter dono, precisa de sentidos, precisa dos olhares, pois, quando faço é nela que me ressuscito e que me navego”, comenta o artista, que costuma utilizar peças desfiguradas pela ferrugem, chapas de aço, placas, canos e cilindros, entre outros restos que ofereçam possibilidades plásticas para as suas criações.
Angelo Issa retrata o clima de insegurança e violência no Brasil com uma série de 10 pinturas em acrílico sobre tela. Cenas fortes revelam momentos de dor e medo. “À medida que as cidades crescem, jogam uma parte muito grande da população às margens. Esse grupo não tem escola, nem saúde, nem acesso à cultura. As pessoas são tratadas como lixo, são ‘jogadas fora’”, diz o artista.
SERVIÇO:
Exposição: Grandes pedaços de qualquer coisa
Artistas: Angelo Issa-Pinturas e Leandro Gabriel -Esculturas
Abertura: 05 de setembro (sábado), às 16h
De 05 a 27 de setembro
Projeto e produção: Marcia Zoé Ramos
Curadoria: Luiz Sergio de Oliveira
Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 18h.
Administrado pela SMC do RJ
Telefone: (21) 2215-0621
pruinas.culturapresente@gmail.com
Entrada gratuita