Responsável pelo Hall de Entrada e Hall de Saída da Casa Cor Rio deste ano, a arquiteta e paisagista Carmen Mouro acaba de abrir um novo escritório-showroom no CasaShopping. Conversamos com ela para saber detalhes desta nova empreitada:

 

Qual é a área total do novo escritório-showroom?
35m2

 

Fale sobre o projeto como um todo?
Usei dois painéis de aço corten com visual bem gráfico para dividir o escritório-showroom em três ambientes: sala de entrada, uma pequena copa e área de trabalho. Para deixá-lo mais aconchegante, com jeito de casa e varanda, combinei madeira de demolição – presente no piso e no painel da parede – com marcenaria em laca branca fosca, mobiliário em freijó natural e sofá estofado com sarja branca.

 

Alguma curiosidade para nos contar?
Sim. Reservei um espaço para cultivar uma hortinha em hidroponia, com hortelã, manjericão, alecrim e pimentas de cheiro, além de duas lindas jabuticabeiras que já estão frutificando.

 

O showroom vai comercializar produtos?
Sim. Desde arranjos, vasos, livros, temperos, chás orgânicos e objetos de decoração até painéis em aço corten e madeira maciça que podem ser usados tanto para áreas internas como externas para fixação de bromélias e outras plantas cultivadas em sistema de hidroponia​.

 

Que tipo de serviço o showroom oferece?
Projetos de arquitetura de exteriores e paisagismo, manutenção de jardins e ambientação continuam sendo o nosso carro-chefe.

 

Há quantos anos você atua como arquiteta de exteriores?
Há mais de 16 anos.

 

Cite alguns parceiros arquitetos no Rio?
Cristina e Laura Bezamat, Leila Dionízios​, Izabela Lessa, Roberta Devisate​, Mário Brasil e Mário Santos​.

 

Em que lojas do CasaShopping você tem trabalhos expostos?
Breton Actual, Artefacto, Finish, Vallvé e Maison Design.

 

Fale um pouco sobre seu espaço na Casa Cor deste ano.
Aproveitei o hall de entrada e de saída da mostra, que são s áreas de circulação, para apresentar ambientes sofisticados e atemporais a partir de materiais essencialmente naturais. Entre tons de bege e marrom presentes no piso, nas paredes e no mobiliário de madeira maciça esculpida em tronco de tauari, destacam-se os painéis de aço corten que eu mesma projetei para receber o colorido das bromélias epífitas. Por questões sustentáveis e de praticidade, recorri ao sistema de hidroponia para cultivar plantas exóticas sem solo, técnica que permite às raízes receber uma solução balanceada de água e nutrientes para se desenvolver, sem a necessidade da rega diária. Outra solução ecológica são as próprias bromélias, que não necessitam de terra e se alimentam apenas da umidade do ar. No piso, o tapete de fibra sintética com estampa ziguezague imita palha de seda trançada e rouba a cena na decoração.

 

Escritório-showroom Carmen Mouro: CasaShopping, blobo B, sala 207. Tel.: 2108-8131.