O Arquivo Contemporâneo vai inovar no lançamento de sua próxima coleção de móveis assinados, marcada para o dia 09 de março (quinta), em Ipanema. Desta vez, peças assinadas por feras como Carlos Motta, Marcus Ferreira, Aristeu Pires, Jader Almeida, Lia Siqueira, entre outros, dividirão a atenção do público com três exposições de artistas de renome que usam técnicas completamente distintas: o ceramista Leo Battistelli, a fotógrafa Fernanda Pinto e a artista plástica Mucki Scowronski. “Design e artes plásticas sempre caminham juntos e se complementam no universo da decoração. Por isso, resolvi promover este encontro nos quatro andares da loja”, explica o empresário João Caetano, sócio do Arquivo Contemporâneo.

Acima, poltrona de balanço Gisele assinada por Aristeu Pires.


Acima, cadeira Olívia, assinada por Aristeu Pires.


Acima, namoradeira Beatriz, assinada por Aristeu Pires.

O ceramista argentino Leo Battistelli, de 42 anos, é formado pela Universidade Nacional de Belas Artes da cidade de Rosario, onde nasceu, e posteriormente estudou a arte da cerâmica no ateliê do escultor e mestre conterrâneo Leo Tavella. Vivendo e trabalhando no Rio de Janeiro atualmente, ele expõe suas obras de forma individual e coletiva desde 1993, e já apresentou sua arte em lugares como o MoMa de Nova York, o Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e o Centro Cultural dos Correis do Rio de Janeiro. No Arquivo Contemporâneo, ele apresenta um conjunto de peças em cerâmica, porcelana e cristal, nas quais traduz suas impressões sobre as formas religiosas de matriz africanas, representando um marco na sua relação com o Brasil.

Já a artista plástica Mucki Botkay Skowronsky (foto abaixo) apresentará nove obras inéditas em linhos tingidos artesanalmente com desenhos multicoloridos bordados à mão por bordadeiras do Rio e sul da Bahia. Estruturados em chassis de grandes dimensões, os trabalhos serão apresentados em formato de telas/quadros.


Serviço ARQUIVO CONTEMPORÂNEO:
• Endereço: Rua Redentor, 147 – Ipanema.
• Tel.: 21-2227-9121.
• Coquetel de inauguração: dia 9 de março (quinta), a partir das 18h.
• Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 14h.