O premiado designer de móveis Paulo Alves convidou o light designer Maneco Quinderé para desenvolver uma linha exclusiva de luminárias de piso, mesa e pendente, inspirada na flora e na fauna nacional. Da parceria, surgiram a Jabuticaba, a Tuiuiú e a Curupi, produzidas em madeiras brasileiras como Ipê, Roxinho e Catuaba. Um dos pontos altos do projeto luminotécnico são as esferas direcionáveis em LED, fixadas por ímãs na estrutura das peças, que possibilitam a mudança do foco de luz. A luminária de piso Jabuticaba, por exemplo, surgiu de uma lâmpada esférica de aço criada por Maneco. Sua semelhança com a fruta levou Paulo criar uma espécie de árvore frutificada. A coleção será lançada no Arquivo Contemporâneo, no dia 4 de novembro (quarta-feira), com exclusividade no Rio.

Rua Redentor, 147 – Ipanema. Tel.: 2227-9121.

Luminária de piso Jabuticaba – em madeira Ipê com 7 esferas direcionáveis de LED. Jabuticabas e base com pintura eletrostática corten. Medidas: 30x30x183cm de altura.

Luminária de mesa Tuiuiú (considerado a ave símbolo do Pantanal) – em madeira Roxinho com fita de LED. Medidas: 28x30x53cm de altura.

Pendente Curupi – em madeira Catuaba com 6 lâmpadas direcionáveis de LED com pintura eletrostática corten. Medidas: 150×5,5x11cm de altura.