A loja “Olhar o Brasil” de Ipanema, de Chicô Gouvêa, abre as portas, no dia primeiro de dezembro, para a exposição “Embarcações brasileiras”.  As miniaturas de veleiros, canoas, vapores, saveiros, escunas, gaiolas e outras dezenas de tipos de barcos encontrados nas regiões Norte e Nordeste do país foram cedidas pela loja Pé de Boi – segundo Paulo Reis, sócio de Chicô, “a melhor loja de arte popular brasileira que temos no Rio de Janeiro”.

Encantados com a delicadeza dos trabalhos, Chicô e Paulo resolveram investir também em objetos que reproduzem o trabalho dos artistas do norte do país: jogos americanos, almofadas e fotografias em preto e branco da artista Anita Soares também fazem parte da exposição.  “A arte popular brasileira está muito associada ao artesanato, ao amadorismo, mas quando bem trabalhada pode ser bastante sofisticada”, diz Paulo.

A loja Olhar o Brasil, como diz o nome, propõe uma observação, uma admiração sobre as coisas de nosso país. Nesse ritmo de olhar para dentro, realiza também no dia 26, sábado agora, na filial de Itaipava, uma exposição  dos trabalhos de Thereza Miranda, uma das grandes gravuristas do país. “São gravuras que revelam detalhes da arquitetura do Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa, o Hospital da Gamboa e o Corcovado”, conta Paulo. Um acervo que acaba de ser doado pela artista para o Museu Nacional de Belas Artes.

Olhar o Brasil (Ipanema) – Rua Garcia D’ávila, 196, Ipanema. Tel.: 2523-9070.

Olhar o Brasil (Itaipava) – Estrada União Indústria, 10.550, Itaipava. Tel.: 24-22226183.