A ArtRio 2014 encerrou neste domingo, dia 14, com sucesso de público e de geração de negócios. O evento confirmou a força do mercado brasileiro de arte e o crescente interesse do público. Com a presença de 110 galerias de 13 países, o evento recebeu público total de 51,2 mil pessoas nos armazéns 1, 2, 3, 4 e 5 do Píer Mauá.

A feira trouxe esse ano vários colecionadores e curadores internacionais. Foram realizados eventos ao longo do ano, durante outras feiras internacionais, com o intuito de apresentar a ArtRio, seu planejamento e o potencial do mercado no Brasil.

“Trabalhamos o ano inteiro para ter na ArtRio um casamento perfeito entre galerias apresentando suas obras e público comprador. Queremos que os colecionadores estrangeiros e curadores de instituições, museus e coleções privadas internacionais venham ao país para ver o acervo de nossas galerias e obras de artistas brasileiros assim como queremos que os brasileiros tenham a oportunidade de comprar no país obras dos grandes mestres mundiais”, indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.

As galerias participantes foram separadas por programas – PANORAMA com as galerias já estabelecidas e VISTA para as jovens com arte contemporânea emergente. Entre as internacionais, a Mayoral Galeria trouxe 18 obras de Salvador Dali, além de peças de Picasso, Botero, Chagall e Calder. Victoria Miro apresentou peças de Yayoi Kusama; a Gagosian apresentou tela de Monet, obras de Jeff Koons, Frank Stella e Richard Serra; a White Cube apresentou Damien Hirst e Sarah Morris, entre outros.

Entre os artistas brasileiros com maior presença na feira estavam Amílcar de Castro, com obras em nove galerias, seguido por Volpi e Di Cavalcanti, ambos em oito espaços. Na sequência, com obras em sete galerias, estavam Angelo Venosa, Palatinik e Pancetti. Obras de Beatriz Milhazes estavam presentes em cinco galerias e de Raul Mourão e Adriana Varejão em quatro.

Em 2015, a ArtRio será realizada entre os dias 09 e 13 de setembro, novamente no Píer Mauá. As inscrições para a próxima edição têm início em novembro.

Por outro lado, realizada pela primeira vez esse ano, a IDA, feira de design arte também realizada pela BEX Produções, teve a participação de 18 galerias e a presença de grandes nomes do design brasileiro. Em 2015, a feira acontece novamente na mesma semana em que será realizada a ArtRio.

“O design brasileiro é reconhecido mundialmente como extremamente criativo e inovador, aliando o aspecto estético com a usabilidade das peças. Ficamos muito emocionados esse ano em poder homenagear Sérgio Rodrigues, que deixou um enorme legado e serve de inspiração para todos”, completa Brenda Valansi.

Foto: Udo Kurt