A edição de 2012 da ArtRio começa dia 12 de setembro, mas o POP (Pólo de Pensamento Contemporâneo) antecipa o evento com um ciclo de palestras. A proposta é trazer a interação com a arte para o cotidiano do carioca todos os dias, e não somente durante a feira. Como resultado da parceria entre o POP e o movimento ArtRio, foram organizadas palestras com temas relevantes à arte no mundo contemporâneo, como economia criativa, arte como investimento, mercado de arte secundário, artistas contemporâneos e estímulo a novos artistas.
Veja abaixo a programação dos 5 encontros:

13 de agosto Jones Bergamin
Mercado de arte secundário
A palestra terá como foco principal temas relacionados ao mercado de arte secundário. Tópicos como critérios de avaliação de obras de arte, implicações da lei da oferta e demanda, o papel dos leilões no mercado de arte e outros serão tratados por um dos maiores especialistas nessa temática.

14 de agosto Luiz Calainho
Economia criativa
Neste encontro, Calainho irá tratar da arte como veículo de promoção e ativação de marcas e produtos. Ele traçará metas de como a arte deve ser um instrumento importante de posicionamento econômico, assim como a música, o teatro e o cinema.

15 de agosto Franz Manata
Arte e Mercado
Franz Manata falará sobre o funcionamento do mercado de arte e colecionismo a partir de três pontos: o que confere valor a uma obra de arte; como funciona o mercado de arte e quais são os seus agentes; o que é colecionismo e qual o papel do consultor de arte.

20 de agosto Márcio Botner
Mercado de arte contemporânea
Botner criará um retrato dos últimos dez anos da cena de arte do Rio de Janeiro, passando por sua experiência em feiras de artes internacionais, assim como exposições que realizou em museus, instituições e galerias da Europa e EUA.

21 de agosto Cadu
Lunário
Neste único encontro com o multiartista Cadu, os alunos terão a oportunidade de ouvi-lo falar sobre o seu processo de criação a partir da premissa de que um criador não pode partilhar com o mundo mais do que suas perplexidade.

POP-Pólo de Pensamento Contemporâneo
Rua Conde Afonso Celso, 103 – Jardim Botânico – CEP 22461-060
Tel. (21) 2286-3299 e 2286-3682

Imagem de Divulgação