O Rio de Janeiro vai receber neste mês de maio a segunda edição do CIGA – Circuito Integrado das Galerias de Arte. Entre os dias 22 e 23, mais de 20 galerias terão programações especiais com abertura de exposições, visitas guiadas e performances, entre outras atividades. Realizado dentro do calendário anual da ArtRio, o CIGA tem como foco principal estimular que o público visite as galerias, e tenha cada vez mais contato com o mundo da arte.

Eventos como o CIGA já acontecem em outras cidades, sempre levando o público para dentro das galerias, como o Chelsea Galleries, em Nova Iorque, e o Gallery Night, com edições em Londres e Buenos Aires.

Em 2015, o evento terá um aplicativo mobile especial, desenvolvido em parceria com o portal Artsy.net, com todas as indicações de eventos que estarão acontecendo no CIGA e informações sobre a galeria e o artista em exposição, fotos das obras, relevância no mercado, entre outras. O aplicativo estará disponível a partir de 15 de maio.

“Nosso principal objetivo com o CIGA é estimular o público a visitar as galerias de arte, ter esse tipo de programa como hábito em seus momentos de lazer e descobrimento. Queremos que as pessoas mantenham contato com a arte durante o ano inteiro, e a visitação às galerias é uma excelente oportunidade para isso, com o descobrimento e aprendizado sobre novos trabalhos e artistas. Cientes da relevância do CIGA, as galerias terão programação diferenciada nesses dias”, indica Brenda Valansi, sócia da ArtRio.

Para facilitar a visitação às galerias, o CIGA terá este ano vans fazendo o circuito entre os bairros. A programação e os horário estão disponíveis no portal www.artrio.art.br. Confira mais informações sobre o roteiro do CIGA na agenda do Radar Decoração.