A 3ª. Edição da mostra “Atrás do Vidro – Vitrines Assinadas”, do CasaShopping, abre ao público amanhã, dia 04 de abril, movimentando mais de 70 lojas do mall  e com cerca de 100 profissionais do mercado de decoração carioca, apresentando suas criações inspiradas no tema “Brasilidade”.

 Entre as novidades apresentadas, o banco Pi (foto de capa), assinado por Ivan Rezende, é a estrela de uma das vitrines da Novo Ambiente, criada pelo arquiteto.   “A concepção da vitrine busca o clima que antecede o embarque da peça para sua viagem de lançamento”, conta Ivan, revelando que o banco será exposto no espaço Be Brasil, durante a Semana Do Design de Milão, que acontece de 8 a 14 de abril,  e acrescenta   “A vitrine será composta por placas de compensado apoiadas sobre pernas de 3”, onde serão impressas as informações sobre o banco, numa alusão às impressões de exportação características dessa embalagens”, explica. É o design nacional do Brasil para o Mundo!

Conheça algumas das novidades para serem vistas amanhã na 3a. Edição da Mostra.

Jacira Pinheiro para a Artefacto:  A arquiteta assina uma sala de casa de campo de 40 m², no qual resgata as memórias de sua infância em Petrópolis. Uma lareira suspensa no centro do estar, com um grande sofá em L, poltronas, bancos de couro, almofadas, mantas e muitos livros ao redor, acolhem os moradores num dia frio. A decoração segue um estilo campestre chique. “Os móveis e acessórios são de materiais naturais, incluindo linhos, couros, fibras e muita madeira, que remetem à natureza, passeando pelo cinza e pelos tons terrosos”, conta Jacira.

 

Rachel França para a Metro Quadrado:  A arquiteta Rachel França faz uma homenagem à arquiteta Janete Costa, uma das maiores conhecedoras de arte popular brasileira. “O espaço tem paredes revestidas com papéis de parede em tons de verde e é decorado com uma poltrona de bambu, bancos de madeira e elementos como carrancas, artesanato pernambucano, cocar e patuás indígenas. Fiz uma ampla pesquisa sobre o trabalho de Janete para criar um cantinho de descanso que representa a brasilidade na decoração”, explica Rachel.

 

Fabio Bouillet e Rodrigo Jorge para  Arquivo Contemporâneo: (a foto de referência acima, usada pela dupla, é a mesa Catavento assinada por Aristeu Pires   e  a cadeira Lúcio assinada por Sérgio Rodrigues.  Abaixo, luminárias pendentes Phi assinadas por Jader Almeida.)

 A dupla de arquitetos se inspirou nos tradicionais botecos cariocas para enaltecer a “brasilidade” na vitrine do Arquivo Contemporâneo, tema da 3ª edição do evento. “Nossa ideia é reproduzir a atmosfera dos botecos de raiz mesmo, daqueles antigos, e não os de hoje, já gourmetizados”, ressalta Fábio.  No projeto não faltam referências que povoam nossa memória afetiva: música animada, azulejos azul e branco com paginação xadrez na diagonal, objetos típicos e, sobretudo, mobiliário brasileiro de design assinado, que está no DNA do Arquivo, pioneiro no Rio em valorizar “o que é nosso” desde que foi fundado, em 2001, pelo empresário João Caetano. “Em meados dos anos 90, quando o design nacional ainda não estava em voga, muitos cariocas que reformaram seus apartamentos, sobretudo na Zona Sul, doaram peças criadas por Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues e Jorge Zalszupin para porteiros e empregadas domésticas. Somente no início dos anos 2000 o design brasileiro começou a ganhar prestígio e voltou a frequentar nossas casas”, conta o arquiteto, que hoje usa 80% de móveis brasileiros nos projetos residenciais que assina com o sócio.

 

Sergio Novaes para a Celdon:  O arquiteto Sérgio Novaes criou uma atmosfera clássica e industrial para dar o tom da cozinha de ilha na Celdom. O piso é de porcelanato branco polido com tozetos pretos – detalhes pequenos de cerâmica que se encaixam no meio da junção de peças maiores, criando novas padronagens. “Para não cair na monotonia, a marcenaria, um painel de MDF revestido com verniz alto brilho, lançamento da Eucatex, é num tom de azul que destaca os equipamentos, embutidos, todos de aço escovado e vidro preto”.

Paula Neder para a Avanti:  A arquiteta criou uma linha de tapetes para a Avanti, que será lançada no evento, e, lembrando que um dos responsáveis por tornar o Brasil fosse mundialmente reconhecido pelas suas obras foi o modernista Oscar Niemeyer, Paula selecionou uma poltrona assinada pelo arquiteto para compor o espaço do evento. “A defesa de um novo ponto de vista estético e o compromisso com a independência cultural do país fazem do modernismo um estilo muito marcante para a identidade brasileira. Assim, vamos transpor o grafismo da arquitetura modernista para o espaço”. conta Paula.

ATRÁS DO VIDRO:  a partir de 4 de abril de 2019 –  CasaShopping: Avenida Ayrton Senna, 2150 − Barra da Tijuca − Rio de Janeiro / RJ. Tel.: (21) 2108-8080. Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 10h às 21h, e domingos e feriados, das 15h às 21h. Entrada franca