Após ter sua edição adiada devido à pandemia de coronavírus, a Semana de Design de Milão de 2020 está de volta movimentando o cenário de design na cidade com lançamentos de novas coleções e showrooms.

Milano recebe a Milano Design City, que teve início nesta segunda-feira (28) e segue até o próximo dia 10 de outubro, com programação voltada para o design, tecnologia, sustentabilidade e economia circular. Os eventos do Fuorisalone Design City Edition (palestras, workshops, mesas redondas e exibições) acontecem em showrooms, galerias e outros espaços da cidade, respeitando os protocolos de saúde.

 

 

The skull parade 

Os crânios coloridos feitos pelos artistas do carnaval de Viareggio estão em exposição no centro histórico de Milão, ao longo da Via Marconi.  A iniciativa nasce da colaboração entre a Fundação carnavalesca de Viareggio, o Lucca Center of Contemporary Art e o Consulado Geral do México, com o patrocínio da Cidade de Milão. Um projeto expositivo inspirado na tradição folclórica mexicana do Dia dos Mortos (Dia de Muertos) em que os crânios, conhecidos como “calaveritas”, são um dos elementos que compõem os altares dos mortos que as famílias mexicanas colocam em cemitérios ou suas casas em homenagem ao falecido.

Os crânios representam o retorno temporário para suas casas e para o mundo dos vivos, de almas que de alguma forma voltam a viver com a família e a se alimentar da essência da comida que lhes é oferecida nos altares em sua honra. Uma expressão da cultura popular transmitida até os dias atuais graças a uma mistura de tradições pré-hispânicas, na qual a percepção do ato de morrer é vista como o início de uma viagem a Mictlon (o reino dos mortos) e seu sincretismo entre paganismo e adoração aos mortos do catolicismo, dá origem a um dos feriados mais significativos do México que é celebrado em 1º de novembro. 

 

Algumas exposições e instalações:

     

Acima, apresentando a coleção TABA, desenhada por @alfredo.haeberli,  a Moroso participa do Milan Design City 2020 com uma nova montagem do showroom  intitulado “Luzes de outono”. 

 

Acima, a Lema apresenta sua coleção 2020, criada por Piero Lisson, Roberto Lazzeroni, Dainelli Studio e Matteo Nunziati e vários outros designers. O showroom completo localiza-se em Alzate Brianza mas uma seleção com as peças novas – o sistema de sofás Venise, a mesa Sesto, a cadeira Lucylle, a poltrona Maddix, as mesas de centro Ortis e a estante modular Plain – estão no Lema Misura do Largo Augusto 8, em Milão. )

 

Acima, a coleção de sofás 2020 de Rodolfo Dordoni para a Minotti .  Showroom e um espaço complementar de exposição chamado SuperSet. A coleção  inspirou-se nas linhas retas e contidas da arquitetura moderna americana do meio do século XX. 

 

 Acima, a ALPI, marca que produz superfícies decorativas em madeira, apresenta as coleções 2020 desenvolvidas em colaboração com Patricia Urquiola e Piero Lissoni, revelando as múltiplas potencialidades de design de um material atemporal. O showroom conta com experimentações gráficas que fazem alusão à natureza. 

 

Acima, Marsotto Milano Showroom:  o espaço permanente em Brera é conhecido como um local de encontro para arquitetos e designers, arte e implementadores de design para trocar as suas ideias.