Sócio da High End, empresa responsável por 80% da automação na Casa Cor Rio, Luís Fernando Amorim falou ao Radar Decoração.

1)   Quais são os benefícios de ter uma casa automatizada?
Casa automatizada é sinônimo de conforto e também de economia a médio prazo, já que as soluções contribuem para trazer diminuir os gastos com energia e segurança, por exemplo

2)  Quais são as automações mais básicas e as mais procuradas pelos clientes?
A mais básica e mais procurada ainda é a automação de iluminação.

3)   Existem recomendações básicas para a instalação de projetos de automação?
A recomendação é sempre envolver o profissional de automação no início do projeto. Assim, estudamos por onde passar fios e cabos, as caixas de energias e centrais e não é preciso quebrar nada no final da obra.

4) E restrições, existem? Quais?
Não, O cliente é sempre atendido dentro de suas demandas. O bacana da automação é que realmente o céu é o limite.

5)    Com a automação é possível medir o consumo de energia da casa e conseguir reduzí-lo?
Em sistemas avançados, sim. Mas o é possível ver ao longo do uso os benefícios da redução do consumo de energia na conta de luz, por exemplo.

6)    O que há de mais novo no mercado?
Sistema de automação Savant. Usado em plataforma Apple, sua tecnologia é muito evoluída e o uso muito simples. Qualquer criança ou pessoa sem nenhuma intimidade com o mundo da informática consegue utilizá-lo facilmente.

7) Automação ainda é um investimento caro?
O céu é o limite mesmo. Uma automação pode chegar a casa dos milhões. Mas é possível fazer uma automação simples e eficiente a partir de uns dois mil reais. Tudo depende do sonho e da disponibilidade financeira.