É possível ter um apreço pelo estilo clássico, na decoração, e ainda assim ser apaixonado por tecnologia e equipamentos de ponta? Para este maduro casal de clientes da arquiteta Patricia Penna, que comanda o escritório Patrícia Penna Arquitetura e Design, essa dualidade não só é possível como também foi o fio condutor para o projeto de arquitetura de interiores realizado para o apartamento de 400 m², localizado no interior do estado de SP.

Projetado para ser o lar onde passarão bons momentos, outro aspecto mandatório do trabalho realizado pela arquiteta estava relacionado à alta qualidade dos materiais especificados, bem como o mobiliário e os objetos de arte e decorativos. Com dois filhos adultos que já moram fora, o apartamento reflete este novo momento de vida do casal.

Projetamos um apartamento elegante, acolhedor e atemporal, perfeito para receber os filhos ou amigos para assistir um bom filme, ou passar agradáveis momentos nos diversos ambientes do setor social, acompanhados de uma boa conversa!”, declara Patricia.

Com poltronas e um sofá super confortáveis, a varanda agregada ao living, é um convite para o bem receber com agradáveis conversas

Projetado e executado por Patricia e sua equipe ao longo de 15 meses, o apartamento teve sua planta original mantida quase que integralmente, com mudanças pontuais. Entre elas, a mais robusta, seria a integração de todas as varandas do setor social, à parte interna do apartamento.

Com uma base em tons neutros, os pontos de cor, com prevalência do terroso, se revelam em peças decorativas, almofadas, mobiliário e obras de arte. No tocante aos revestimentos, seguem o conceito clean. “A predileção dos clientes pelo estilo clássico nos levou a sugerir revestimentos lisos ou com movimentos de pedras naturais, bastante discretos, bem bonitos! As pedras naturais como mármores e quartzitos somam-se a estes materiais, criando uma harmonia muito grande”, conta a arquiteta.

O mármore foi o material escolhido como revestimento do piso das varandas originais. O living e demais ambientes receberam madeira, ao gosto dos clientes.

Graças à praticidade das modernas portas de correr elétricas, o living pode ser ampliado com o espaço da varanda e, ao simples toque do dedo, retornar ao seu tamanho original. “Além de dar charme ao ambiente, o mecanismo torna a sala de estar especial à medida que permite criar climas para diferentes usos”, compartilha a arquiteta.

A área gourmet, composta por uma churrasqueira e área para refeições, conta com generosa iluminação natural. O “quartzito”, material natural nacional, foi o escolhido para as bancadas.

Ampla e elegante, a sala de jantar é perfeita para receber muitos convidados em ocasiões mais que especiais

As paredes do living, revestidas com grandes painéis em madeira laqueada, reforçam a atmosfera clássica! Que tanto agrada aos clientes. Contrapondo a sobriedade geral, a colorida e viva obra da série “Matizes”, de Solferini ganha destaque.

O charmoso living, circundado pelas generosas varandas, recebeu pontos de cor, em tons terrosos. Os tapetes orientais harmonizam-se com o conjunto e o tom avermelhado da tela, sobre a parede, aquece o ambiente.

A varanda da fachada oeste deu espaço a uma agradável área de contemplação do home office e o acesso ao home theater

Um dos pontos altos do projeto, o home theater se destaca pelo revestimento acústico utilizado nas paredes e equipamentos de ponta. O projetor se esconde quando não está em uso, dando espaço para a pluralidade imaginada por Patricia Penna: o deleite de uma sala de leitura

O lavabo é um charme à parte. Suas paredes revestidas por um lindo painel em lamina natural de madeira, com a formação de uma discreta geometria por meio da inversão da lamina, é um dos destaques.

A tradicional geometria formada pela lâmina natural foi recortada com a inserção de um nicho revestido num lindo quartzito, mesmo material da bancada

Na cozinha; todas as bancadas foram executadas em “quartzito Silver” pedra mais exótica e que ficou perfeita neste ambiente onde a modernidade também é lei. Com equipamentos dignos de um chef profissional, o resultado é sofisticado e funcional, tanto para o cotidiano do casal como para eventos.

Os modernos eletrodomésticos dividem o destaque com as bancadas em Quartzito Silver que, para a arquiteta, são o ponto alto do ambiente

Nas suítes o clima é de elegância quase minimalista e relaxamento

Suíte Master marcado por tons tranquilos

No banho máster, o duo clássico contemporâneo, presente em todo o apartamento aparece novamente