De 18 a 27 de outubro, o evento “O Desenho da Flor”, no CasaShopping, vai  apresentar cenários em que as flores serão as personagens principais da decoração de festas.  Idealizado por Eduardo Machado, diretor de marketing do shopping, a ideia de criar o evento surgiu para chamar atenção da importância da flor na decoração. “Cada vez que colocamos um arranjo em casa, há uma emoção nova, um perfume diferente, um sentimento”, explica ele. 

   

Foto acima: Jacira Pinheiro

Cerca de 100 profissionais, entre floristas, decoradores de festas, arquitetos e paisagistas assinam as ambientações onde o público poderá ainda participar de workshops gratuitos e, ao longo de todo o mall, encontrará quiosques de flores de todos os tipos – naturais, ressecadas, de papel.

Foto acima: Expositores 

Com curadoria do cerimonialista Ricardo Stambowsky e da produtora Tânia Caldas, a mostra conta com nomes como os decoradores de festas Antonio Neves da Rocha e Eugenia Guerrera, as artistas Toia Lemann e Patricia Secco, os floristas Flavia Carrano e Leo Araújo, além de paisagistas e arquitetos como Sandro Ward, Geraldo e Lia Lamego, Jorge Delmas, Jacira Pinheiro e Leila Dionísio.

Foto acima: Eugenia Guerrera e Patricia Secco

Na programação de oficinas, diferentes técnicas para construção de arranjos florais para as mais diversas ocasiões e até um workshop com Lu Figueiredo, que usa a criação de arranjos como parte de uma terapia floral, com direito ainda à meditação e experiência com óleos essenciais.

 

O DESENHO DA FLOR – 18 a 27 de outubro

CasaShopping – Av. Ayrton Senna, 2.150

Horário: de segunda a sábado de 10h às 21h. Domingo, das 10h às 20h.

Entrada franca

Programação de oficinas gratuitas  – Local: Onda Carioca

Data:  26 de outubro

15h: Workshop de Kokedama – Ministrada por Hanna Kny, do Wabi-Sabi Ateliê, a oficina ensina a técnica japonesa de cultivo em esferas de musgo. O curso é prático (bem mão-na-terra!), teórico, e inclui todo o material necessário para criar e levar pra casa uma kokedama pronta!

17h: “Bloom Therapy” – O Workshop é dividido em três etapas: Experiência com óleos essenciais, feita com a profissional Dhyan Ambika especializada em massoterapia ayuverdica e aromaterapia; Arranjos florais, com a flower designer Lu Figueiredo; e Meditação (Yoga Nandri), conduzida pela profissional Adriana Camargo.

 

Data: 27 de outubro

15h: “A flor sem complicação” – Com duração de duas horas, a oficina ministrada por Daniel Pontes ensina a construir arranjos sob a água, com flores naturais, possíveis de serem utilizadas no dia-a-dia ou em ocasiões mais especiais.

17h: “Oficina de Ikebana/Kado” (Caminho das Flores) – Na Oficina de Ikebana, ministrada pela escola Seiguetsu, os participantes terão a oportunidade de montar o seu arranjo floral com base nas técnicas e preceitos filosóficos dessa tradicional arte japonesa.