É no espírito de comemoração por uma década de presença no evento mais importante da decoração na cidade que o CasaShopping promove sua participação no Casa Cor Rio 2012. Um dos diferenciais da edição carioca, que este ano vai de 03 de outubro a 19 de novembro,  é que o Lounge CasaShopping vai contar com recurso do QR Code. O QR Code vai gerar um código contendo informações sobre o mall e sobre os arquitetos convidados para assinar o espaço. O código poderá ser escaneado pela maioria dos celulares. É a primeira vez que essa tecnologia é usada no evento. O ambiente de 60 metros quadrados, assinado pelos profissionais Bernardo Schor e Rogério Antunes, vai apresentar uma arquitetura desconstrutiva.

Segundo Gilda Antoniazzi, gerente de marketing do shopping, o objetivo é valorizar  a arquitetura e o design contemporâneo, enfatizando detalhes do estilo da construção do antigo hotel que abriga a mostra, oferecendo espaço confortável para o visitante conhecer as novidades que vem por aí.

Para criar o espaço, os arquitetos se inspiraram na arquitetura internacional de Frank Geller, no trabalho dele mundo afora. “Nossa proposta é fazer do local um lounge onde na verdade a intervenção arquitetônica fala mais alto do que propriamente a decoração”, explica Rogério. Nesse ambiente as pessoas vão poder descansar, sentar e ao mesmo tempo ter acesso ao conteúdo informativo do CasaShopping. O lounge, que fica no segundo pavimento, vai apresentar uma arquitetura desconstrutiva.

Os arquitetos respeitaram as características arquitetônicas do prédio. Todas as paredes do espaço estão vestidas com placas de gesso acartonado, fazendo volumes e ângulos que não fecham totalmente e possam colocar em uma expressão melhor nos detalhes. Há também uma interferência de gesso de formas angulares com aberturas de forma que seja possível perceber a construção do prédio. O fechamento de parte de janelas em chapas de alumínioé feito com arrebites.

Foto: Marcio Irala