Em janeiro deste ano, o designer Marcelo Rosenbaum viajou ao Piauí, mais especificamente à comunidade de Várzea Queimada, no coração do semiárido nordestino, para dar início à segunda edição do projeto A Gente Transforma. Lá, Marcelo coordenou dois grupos de trabalho. Um de artesãs da palha de carnaúba, árvore típica da região, com a colaboração dos designers portugueses Rita João e Pedro Ferreira, do Studio Pedrita. O outro de artesãos da borracha, que contou com a colaboração da designer de joias piauiense Kalina Rameiro. Os grupos criaram, ao todo, uma coleção com 28 peças, intitulada Toca com peças de decoração e joias.

A Coleção Toca foi apresentada oficialmente na exposição Fronteiras, com curadoria da revista Casa Claudia, em um evento paralelo ao Salão Internacional do Móvel de Milão, na Itália, em abril deste ano. Depois disso, participou da feira de design contemporâneo Paralela Gift, onde foi vendida a lojistas de todo país. De lá pra cá, as encomendas só aumentaram. A coleção Toca já pode ser encontrada em importantes lojas de decoração de vários estados brasileiros, como a Conceito Firma Casa (SP), a Dcore (Brasília), a Terrasse (PI) e outras, e até mesmo em Paris, na Le Bon Marché. No Rio, as peças são encontradas na loja Velha Bahia.

“Acreditamos em novos modelos para o desenvolvimento do país. O AGT traz um olhar novo para o design, tem como objetivo o desenvolvimento local a partir da forma como se relaciona com a comunidade e com o mundo, conectando o local com o global. Leva geração de renda e empoderamento a partir da vocação genuína dessa comunidade que é o artesanato”, explica Rosenbaum.

 

Para saber mais sobre o AGT acesse www.rosenbaum.com.br/agentetransforma

Fotos Coleção Toca: Tatiana Cardeal