Em sua quarta edição, começa hoje, 01 de setembro, a Semana Design Rio na Zona Portuária – Armazén 6, reunindo grandes nomes do design nacional com palestras, exposições, workshops e o Mercado Design Rio.
O evento oferece aos cariocas a oportunidade de estreitar contato com grandes nomes do design brasileiro será realizado no período de 1 a 4 de setembro com atividades paralelas que vão ocupar a fábrica Bhering e outros locais do Rio.
Alguns dos principais profissionais do design nacional estarão presentes em palestras, workshops e estudos de casos que apresentarão o design de forma transversal, mostrando várias relações do design com a comunicação, branding e tecnologia, com ideias e projetos inovadores. Referência do design brasileiro, Humberto Campana vai falar sobre o processo criativo de seu trabalho no Estúdio Campana, onde atua ao lado do irmão mais novo, Fernando. Outros nomes de destaque do design que estarão presentes são Maurício Arruda, apresentador do canal GNT, Taissa Buescu, diretora da revista Casa Vogue, Alice Freitas, diretora executiva da rede Asta, entre outros.
O Armazém 6, na zona portuária, concentrará a maior parte do conteúdo da Semana Design Rio. O público poderá conferir diversas atividades como:
• Palestras – Convidados como Humberto Campana, Alice Freitas, Allyson Reis, Beatriz Luz, Braz de Pina, Daniel Kraichete, Daniel Maia, Emilio Rangel, Gisela Schulzing, Gustavo Greco, Jaakko Tammela, Karen Cesar, Luciana Pellegrino, Mauricio Arruda, Nazish Munchenbach, Ney Valle, Rafael Daltro de Almeida, Ricardo Saint Clair, Rodrigo Francisco, Thais Vojvodice e Thassia Buescu, apresentarão uma série de palestras e estudo de casos durante os quatro dias de evento, das 15h às 20h (programação completa no site semanadesignrio.com.br).
• Exposições – A Semana Design Rio receberá também exposições especialmente selecionadas para o evento.
– Exposição Casa Vogue – Utopias Cariocas – que trará grandes nomes do design e arquitetura mostrando seus projetos dos sonhos para o Rio de Janeiro.
– Exposição “Designers do Brasil”, com curadoria de Adélia Borges – exibição de uma série de documentários produzidos pela Loma Filmes composta por 10 episódios de 26 minutos, cada um dedicado a um profissional de destaque em diferentes especialidades.
– Mostra Irmãos Campana: Do material ao objeto, por Irmãos Campana.
A mostra celebra a alquimia dos materiais e suas transformações em objeto a partir de trabalhos dos designers brasileiros Irmãos Campana.
– Exposição TOD(X)S ABEDESIGN – uma exposição de cartazes, criados por renomados designers brasileiros onde cada cartaz aborda, sob diferentes perspectivas, as questões de gênero, as quais estão em alta por trazerem um ponto central da contemporaneidade — a representação.
– Exposição Rio + Design – A exposição Rio+Design vai apresentar, nesta edição, 77 peças, de 50 autores, todas relacionadas ao tema “transformação”.
• Mercado Design Rio e Mercado Design Rio O Cluster – No Armazém 6, também será realizado o Mercado Design Rio, feira que vai reunir os produtos de designers selecionados e comercializará peças da Pedro Braga Design, Lattoog, Prime Design, F Studio, Indio da Costa Design, Maré, Zanini e Espaço A Gente Transforma do designer Rosembaum.
Também acontecerá, pela primeira vez, uma parceria com a iniciativa multicultural O Cluster, cuja proposta é fomentar eventos que viabilizem negócios entre artistas, designer, estilistas e consumidores. No Mercado Design Rio O Cluster, o público encontrará, além de peças de design, também acessórios e moda, unindo variedade e qualidade com as marcas Zerezes, Semente, MUUG, VELT entre outras.
• Labs e Talks – São workshops, oficinas, bate-papos e palestras gratuitas com vagas limitadas e inscrições no local, 1 hora antes no início de cada atividade. Entre os participantes dessas atividades estão a Olabi (criação artesanal), Lincoln Tesch (ilustração customizada), Zebu Mídias (Eco Design), Animamundi (massinha/animação), Craft In (Encadernação Artesanal), Risotrip (Oficina de Risografia) e Stampa Studio (estamparia artesanal), entre outros.
Além das atividades realizadas no Armazém 6, a Semana Design Rio conta com uma programação paralela no Distrito Criativo Bhering e também outros locais do Rio, como centro e zona sul. As atividades incluem palestras, workshops, cursos, bate-papos, exposições, exibição de filmes e quaisquer outras atividades ligadas ao design que ajudam a transformar a cidade em polo da indústria criativa. Confira a programação completa no site.
.
Mais informações sobre o evento e a programação completa estão disponíveis na página oficial do evento: semanadesignrio.com.br.
Serviço:
Semana Design Rio
Onde: Armazém da Utopia
Av. Rodrigues Alves nº 1794 – Armazém 6 – Zona Portuária, Rio de Janeiro – RJ
Quando: 1 a 4 de setembro