De 250 projetos inscritos, os jovens arquitetos cariocas Murad Mohamad e Jéssica Sarriá (ambos com 28 anos), em parceria com a arquiteta mineira Bárbara Barbi (26 anos), venceram o edição mineira do Archathon, concurso de arquitetura e interiores voltado para profissionais em início de carreira. A premiação rendeu ao trio uma generosa área externa de 200 m2 na 25ª Casa Cor Minas, que abre ao público amanhã (até 13 de outubro), no Palácio das Mangabeiras, obra de Oscar Niemeyer erguida nos anos 50 em um terreno de 42 mil m2, na Zona Sul de Belo Horizonte.

 

Legenda: a partir da esquerda:  a arquiteta mineira Bárbara Babi com os arquitetos cariocas Murad Mohamad e  Jéssica Sarriá.

Batizado de OCA, a área externa foi concebida para proporcionar ao público uma experiência sensorial e de conexão intensa com a natureza. No centro dela se ergue uma estrutura com 420 ripas de metal oxidado, em forma de caracol, sobre um piso mais elevado que, juntos, formam um conjunto arquitetônico de design totalmente orgânico, no estilo Burle Marx. “Essa área central, mais acolhedora, lembra uma oca estilizada no meio de uma pracinha contemporânea e servirá de ponto de encontro para os visitantes”, explica Jéssica. “A natureza também norteou a escolha dos móveis, a paleta de cores que adotamos no projeto, em tons que remetem às montanhas, além dos materiais, como as pedras de texturas naturais e a madeira”, acrescenta Murad.

Bem em frente, um extenso corredor de linhas retas – fechado ao fundo com um painel ripado espelhado – foi estrategicamente posicionado para refletir as cores, as luzes e o movimento da mostra. Balanços fixados no teto dessa construção dão indícios dos pontos instagramáveis mais disputados do espaço.

O trio assina também o conjunto de mesas que servem de apoio aos móveis estofados do espaço. “São seis mesas com desenho inspirado em ramos de folhas. Por isso, os tampos, produzidos com pedras exóticas de diferentes cores, se ramificam em variadas alturas e formas orgânicas a partir de uma estrutura fixa de aço carbono”, explica Bárbara.

A 25ª Casa Cor Minas conta com 60 ambientes projetados por 94 profissionais, entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas.

 

Casa Cor Minas 2019:

  • Período: de 3 de setembro a 10 de outubro.
  • Local: Palácio das Mangabeiras (Praça Efigênio de Sales, Mangabeiras – Belo Horizonte/MG)
  • Visitação: de terça a sexta, das 15h às 22h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 22h.
  • Ingressos: R$ 60 (inteira)
  • Informações: (31) 3286-4587; contato@casacorminas.com.br