A cada ano, cresce  a participação do Brasil nas exposições do Salão Internacional do Móvel (iSaloni) e dos eventos do Fuori Salone, que acontecem paralelos ao circuito oficial da feira, a maioria dentro da universidade estatal que fica pertinho da Duomo, a catedral de Milão.

A programação das mostras que começou nessa semana e se estende até domingo, dia 17, está cheia de destaques dos nossos talentos brasileiros.

Brazil S/A –  Via Festa Del Perdono, 7

Em sua 7ª edição do Brazil S/A e sob o tema “brasilidade para todos”, o evento fomenta o design, a decoração e o artesanato nacionais.

Pelo segundo ano consecutivo, o Brazil S/A acontece na tradicional Università Degli Studi di Milano (Universidade de Milão), em uma área exclusiva de 600 m², e conta com um Lounge VIP assinado pelo Piuarch, um dos principais escritórios de arquitetura da Itália, criado em 1996; prêmio Architetto Italiano 2013. Com vasta experiência em diversas partes do mundo no desenvolvimento de projetos para clientes como Dolce&Gabbana, Gucci, Givenchy, Kering e Gazprom, o escritório concentra-se na qualidade ambiental, cultural, econômica, social e artística, e considera cada referência como elemento para criar uma nova visão arquitetônica.

Nesta edição, o evento traz as influências inerentes a um país multicultural que respira criatividade, transita entre o artesanato e a alta tecnologia, tem ilhas de excelência reconhecidas internacionalmente, mas é ainda pouco divulgado em sua plenitude. Para o lounge, o Piuarch decidiu homenagear o modernismo brasileiro e o célebre edifício Copan, de Niemeyer, que festeja 50 anos de história.

O tema “brasilidade para todos” tem por objetivo transmitir o significado do que é ser brasileiro através da criatividade dos designers, desde profissionais consagrados até jovens talentos com diferentes olhares para a inovação, praticidade, simplicidade e luxo. “Queremos focar a apresentação dos produtos como uma janela aberta para o mundo brasileiro, proporcionando não apenas o acesso e exposição do design, mas também da nossa cultura”, explica o fundador do Brazil S/A, José Roberto Moreira do Valle.

Para tanto, foram selecionados cerca de 40 profissionais brasileiros, entre designers e arquitetos, que integrarão a exposição 100% Brasil. Nesta edição, o público poderá conferir também as marcas de cerâmica e porcelanato vencedoras do prêmio Best In Show, promovido pela Expo Revestir. Além dos 40 profissionais da Mostra Brazil S/A, outros seis designers consagrados ocupam mostras individuais. São eles:  Jader Almeida, Sergio Matos, Bruno Faucz, Ronald Scliar Sasson, Pedro Franco e Fabio Stal.

A Mactalents, agência de design de São Paulo, também marcará presença no Brazil S/A com a exposição “Supermarket”. O projeto, sob curadoria de Rodrigo Almeida, celebra e impulsiona um aspecto do design brasileiro muitas vezes esquecido, o design gráfico e de embalagens. Para tal, traz cartazes dos designers Ana Neute, André Poli, Bianca Barbato, Bruno Faucz, Bruno Simões, Estevão Toledo, Guilherme Wentz, Léo Capote, Marcelo Caruso, Rahyja Afrange, Rodrigo Ambrósio, Ronald Scliar Sasson e das duplas Outra Oficina, Pax.Arq, Studiopata e 80e8, representando o brainstorming criativo sobre as novas maneiras de se produzir e consumir produtos e ideias brasileiras de forma contemporânea e internacional.

RIO+DESIGN – Via Tortona, 31

Há 8  anos, a mostra Rio+Design, organizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, traz à cidade de Milão o melhor da produção criativa fluminense.  Zanini de Zanine levou a poltrona de madeira e couro Nanda – uma homenagem à mãe, Fernanda –, entre outras criações. Já o designer carioca Guto Indio da Costa apresentou sua primeira linha de estofados, batizada “Planos”. As peças da coleção têm estrutura metálica, que parece flutuar, e oferecem uma nova percepção de leveza e redução de volume, além de inovar na forma de produzir estofados: forradas de couro, as chapas metálicas têm bordas aparentes, finalizadas com cadarços, também de couro, trançados a mão.

Sergio Rodrigues – LinBrasil  – II Milione Gallery – Via Pietro Maroncelli, 7

A LinBrasil, representante da Linha de Mobiliário Sérgio Rodrigues, apresenta 16 móveis icônicos e modernistas do arquiteto e designer brasileiro falecido em 2014.

Vermeil – Pavilhão 13/15, D11

A Vermeil, marca símbolo da alta marcenaria com 39 anos de tradição, apresenta algumas peças das coleções Soul e Deva no espaço dedicado ao Salão Satélite. São mesas laterais, de centro e armário concebidos com  matéria-prima e acabamentos de alto padrão, por meio de trabalho artesanal. A Coleção Deva, assinada por Fabio Stal, traz um armário feito sob medida para o público feminino, para organização de joias em gavetas internas forradas.

Projeto Brazilian Furniture/  A Lot of Brasil

Este ano, A Lot of Brasil apresenta coleções dos Irmãos Campana e do designer Pedro Paulo Franco, que é diretor de A Lot of Brasil e membro do júri do Salone Satellite deste ano. Dos Irmãos Campana, a empresa leva nossa já conhecida coleção Estrela.

Pedro Paulo Franco representa o design brasileiro com as cadeiras Esqueleto e Jacaré, a poltrona Kaos e o irreverente sofá Underconstruction. A desconstrução do sofá Underconstruction foi lançada originalmente no Salão de 2010 e volta esse ano para apresentar novas versões da peça.

A cadeira Esqueleto é apresentada pela primeira vez este ano e resume o que a criatividade do design nacional é capaz de fazer. A cadeira foi inspirada em cabides de roupas e no esqueleto do corpo humano. Junto com A Lot Of Brasil, outras marcas brasileiras estão fazendo bonito em Milão.