A Deca traz este ano para CASACOR São Paulo um espaço para despertar a atenção para assuntos em torno da sustentabilidade, da tecnologia a favor do bem-estar e de como se preparar para o futuro. Pensando em soluções para estas questões e para seguir com o tema da mostra, “Planeta Casa”, com o uso da tecnologia para tornar o cotidiano mais dinâmico e fácil, a marca convidou o arquiteto pernambucano, radicado em Milão, Ricardo Bello Dias para assinar o seu espaço. Marcado por seus projetos com características modernas, Bello Dias projetou o Deca Lab.  Após um extenso trabalho de pesquisa, o arquiteto apresenta um projeto conceitual, que traz uma oportunidade de reflexão e de transpor os visitantes da mostra para outros locais.

   

Em formato de nave, o profissional apresenta um laboratório futurista onde a pesquisa é o cerne da inovação e do design, um local que permite ao homem explorar o universo sem fronteiras. Deca Lab fica no centro da mostra, possui 8 metros de diâmetro e é feito de uma estrutura metálica nas cores cobre e preto. A nave fica apoiada sobre um espelho d’água, com quatro pontos de saída de água, como se fossem gêiser (lançando uma coluna de água para cima). Uma passarela atravessa a instalação, dando acesso pelos dois lados do ambiente.

A parte interna da nave, uma espécie de estação espacial, foi inspirada no “Ciclo de Krebs da Criatividade”, esquema desenvolvido por Neri Oxman, arquiteta, designer e membro do MIT Media Lab –, que descreve a produção de energia intelectual a partir da interação dos quatro campos de exploração da criatividade: Ciência, Engenharia, Design e Arte.

Assim será dividida a nave, situada em Marte – planeta próximo a Terra -, trabalhando estas temáticas e fazendo o uso dos produtos Deca de maneira mais humanizada, pensando no desenvolvimento humano sustentável. Em uma das partes do espaço, encontra-se o quarto com uma cama – espécie de cápsula de regeneração. O banheiro é o protagonista do ambiente, apresentando o Chuveiro 3D com seu design vazado de tramas entrelaçadas no acabamento Black Matte e a Bacia LK suspensa ébano fosco. Com sistema de regulagem de altura, a bacia se adequa a cada pessoa e oferece conforto, sendo possível posicioná-la de modo que a perna fique flexionada a 35 graus, posição ergonomicamente ideal.

Para imprimir sua personalidade, Bello Dias desenvolveu quatro modelos de torneiras, cada uma para um tema trabalhado na nave. Um destes modelos é uma torneira de mesa bica alta com uma argola acoplada logo abaixo, por onde o acionamento é feito por meio de um toque. Dos cinco exemplares da torneira instalados no Deca Lab, quatro delas são funcionais e uma sai líquidos na cor metálica, cobre e dourada. Ainda há no espaço as Cubas de apoio redonda L.311 do Jader Almeida no acabamento ébano fosco.

Contornando a parte interna do ambiente, quatro mesas de 4 metros de comprimento servirão de apoio para os produtos da Deca. Na parte de cima das mesas, telões de vidros vão transmitir imagens de Marte, vídeos científicos e de artistas digitais mesclados a imagens de processos tecnológicos e design que já fazem parte da realidade da Deca, para transportar os visitantes para outro universo. Isso será ainda mais impactante e visível ao cair da tarde, quando a imagem do planeta vermelho será projetada no paredão de 14 x 8 metros de altura posicionado na praça de frente para a nave.