No sábado, dia 27 de fevereiro, o IED Rio realizará, a partir das 14h, a terceira edição do “Design Degustação”, evento em que a instituição abre as portas ao público para apresentar sua programação do primeiro semestre. Na ocasião, os participantes terão contato direto com seus professores, em aulas práticas realizadas nos laboratórios, bate-papo, apresentação de trabalhos e exposição de produtos dos alunos e professores. Cada atividade tem número limitado de vagas, com as senhas distribuídas, a partir das 12h. Ao fim da programação, todos os presentes serão convidados para um coquetel no terraço.

No dia do Design Degustação toda a ambientação do espaço será feita por estudantes do Curso de Design de Interiores, coordenado pela arquiteta Bel Lobo, como uma prática da criação cenográfica de um evento. Além disso, uma intervenção efêmera e conceitual será criada pelos alunos do Curso de Design de Espaços Efêmeros, coordenado pelo arquiteto catalão Josep Ferrando. Em outra mostra, serão apresentados produtos desenvolvidos pelos alunos deste curso.

Outro destaque será o bate-papo com o italiano Paolo Cardini, que foi coordenador de design automotivo do IED Turim, e hoje é professor e coordenador da Rhode Island University, a primeira no ranking das universidades de design dos EUA. No encontro, que será no terraço do IED Rio, ele falará sobre Design de Produto.

O IED Rio vai sortear duas bolsas de estudo serão sorteadas para os Cursos Especiais, de até 60 horas, sendo necessária a inscrição prévia no site, e a presença no evento para ser contemplado. O participante que se matricular no dia do evento em cursos de pós-graduação ou o intensivo ganhará direito a fazer um curso de férias em junho e julho, de até 15 horas. A programação completa está disponível no site www.ied.edu.br.

Uma novidade deste ano é a criação de um curso pioneiro de pré-graduação destinado a jovens entre 17 e 23 anos, o Design 1.0: Fundamentos em Projeto. O curso foi desenvolvido a partir da demanda dos próprios estudantes dessa faixa etária, e explora as possibilidades de aplicação do design, independentemente da profissão que se pretende seguir. O objetivo é investigar as áreas de Moda, de Produto, design Gráfico, e Estratégia, além de disciplinas transversais, tendo como ponto de partida o desenvolvimento de projetos. Neste curso haverá ainda coaching, em que cada aluno terá um treinamento direcionado que buscará indicar os melhores caminhos profissionais a seguir, considerando seu perfil.

Haverá, ainda, uma mostra do curso de Design de Mobiliário, com parceria da empresa Meu Móvel de Madeira (MMM), em que se verá todo o processo de criação percorrido pelos alunos até chegar ao protótipo final do produto. Os visitantes poderão ver todo o desenvolvimento de um produto: desenhos da fase de ideação, desenhos do desenvolvimento técnico, modelos de isopor e modelos finais feitos pela MMM.

Serão várias as oficinas oferecidas: Criação Interior, com Bel Lobo; Serigrafia Criativa com Máscara, com Adrianne Schreiner (Lab Stampa); ReObjeto – Acessórios Autorais, com Jac Carrara (Lab Prototipo); Transformando suas Roupas, com Gabriela Mazepa (Lab Moda); e Arqueologia das Tendências, com Flavia Mendonça.

Ao final das atividades do Design Degustação, os melhores trabalhos dos participantes serão expostos por meio de pranchas, projeções, maquetes e fotos.

Programação

A partir das 12h

Entrega de senhas para as oficinas

Mostra dos trabalhos dos estudantes do IED Rio. Inaugurado em 2014, o IED Rio já rendeu excelentes projetos resultantes dos vários cursos ministrados. Uma seleção deles será exibida. Com a colaboração da MMM, protótipos de mobiliários desenvolvidos por estudantes farão parte da decoração do ambiente.

Exposição com produtos dos alunos IED Rio.

Das 14h às 18h – oficinas simultâneas

Design-se no IED Rio (senhas distribuídas 02 horas antes do início da atividade). O participante aprenderá a manusear máquina de costura, tecidos, acessórios, impressões e objetos decorativos.

Serigrafia Criativa com Máscara, com Adrianne Schreiner (Lab Stampa) – 15 vagas;

ReObjeto – Acessórios Autorais, com Jac Carrara (Lab Prototipo) – 15 vagas;

Criação Interior, com Bel Lobo – 20 vagas;

Transformando suas Roupas, com Gabriela Mazepa (Lab Moda) – 15 vagas;

Arqueologia das Tendências, com Flavia Mendonça – 20 vagas.

Das 18h às 19h

Bate-papo no Terraço (sem inscrições). Conversa sobre Design de Produto com o italiano Paolo Cardini.

Das 19h às 21h

#iednalaje com coquetel no terraço com pizza, da Caffetteria del Cassino, inaugurada em 2015 no IED Rio.

BOLSAS E OUTRAS VANTAGENS DO DESIGN DEGUSTAÇÃO

Participantes do Design Degustação concorrerão a duas vagas para os Cursos Especiais do IED Rio (até 60 horas). O sorteio acontecerá ao final das atividades e o sorteado precisará estar presente para ganhar a vaga. Inscreva-se para concorrer ao sorteio no site http://bit.ly/Design_Degustacao_Sorteio.

Quem se se matricular no dia do evento em cursos de pós-graduação ou o intensivo ganhará direito a fazer um curso de férias em junho e julho, de até 15 horas.

Serviço: Design Degustação – IED Rio

27 de fevereiro de 2016, a partir das 14h

Endereço: Av. João Luis Alves, 13 – Urca, Rio de Janeiro

Telefone: 21. 3683.3786

Senhas distribuídas a partir das12h

Cada atividade está sujeito à lotação

www.ied.edu.br

www.facebook.com/events/1666942750243083/