Enaltecer essa função quase documental do móvel é o principal mote do Museu das Cadeiras Brasileiras – o MUCA –, que desembarca pela primeira vez em São Paulo por meio da Eliane Revestimentos durante o Design Weekend 2019, principal festival urbano de design do Brasil, que acontece dos dias 18 a 25 de agosto. O rico acervo do museu estará em exposição aberta ao público na Casa Brasil Eliane – showroom inédito e exclusivo da Eliane e Decortiles, localizado na Avenida Brasil, 526.

Originalmente situado em Belmonte (BA), o MUCA conta com peças de diferentes épocas do design nacional, abrangendo desde a cadeira Zanine I (criada por Zanine Caldas em 1948) até peças recém-criadas por designers e artesãos locais – o que torna o museu um espaço vivo e em constante expansão –, cumprindo assim o objetivo de registrar a cultura brasileira e perpetuar o legado do design nacional.

A exposição na Casa Brasil Eliane conta com 29 destas peças icônicas de diferentes mestres, como Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues, Carlos Vergara, Etel Carmona, Fernando e Humberto Campana, Sérgio Matos, entre outros importantes nomes do design nacional. As criações estarão dispostas ao longo dos dois andares da Casa por meio da cenografia de Alexandre Brunato e Estevão Toledo – curador da mostra, juntamente com o designer Zanini de Zanine. A iniciativa é uma parceria entre a organização do DW!, a Eliane Revestimentos e Herculano Assis, historiador, secretário de Cultura de Belmonte e responsável pelo projeto original, assim como Zanini.

Serviço:

Casa Brasil Eliane no DW!2019  –  Endereço: Avenida Brasil, 526   –  Data: 19 a 24 de agosto  – Horário: segunda a sexta-feira, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 13h