O Parque Lage  está de portas abertas para uma programação de cursos gratuitos, no período de 5 a 10 de agosto. Será uma semana de atividades com aulas, palestras e ateliês abertos onde será possível tirar dúvidas sobre os cursos e as metodologias adotadas pelos professores e professoras. Trata-se de uma semana dedicada a apresentar aos interessados – alunos, ex-alunos, futuros alunos – as várias possibilidades de formação e experimentação que fazem da EAV Parque Lage uma escola livre de artes.  A proposta da escola de artes visuais do Jardim Botânico é abranger as pessoas que tem vontade de conhecer  as oficinas, os cursos,  professores e saber como cada mestre trabalha seus temas.

INSCRIÇÕES:
Não precisa inscrição prévia. As inscrições serão feitas na hora, por ordem de chegada. As atividades são sujeitas a lotação.

PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira – 05/08

14:00 às 16:00 – Aula aberta O Desenho na Arte Contemporânea. Das Vanguardas Artísticas à Contemporaneidade.
Com Valerio Ricci

Aula aberta no qual o professor fará a apresentação do curso, mostrando o percurso didático a partir do trabalho dos ex-alunos e de uma seleção do material das aulas teóricas.
Capacidade: 30 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta Stencil
Com Ana Clara Lemos

O stencil, no âmbito da arte urbana no Brasil, obteve um crescimento e aprimoramento do uso da imagem fotográfica, acentuada pelas novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes. Na aula introdutória, se propõe demonstrar o processo de criação do stencil (molde vazado) e suas possibilidades de desdobramentos seja na arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados como se dão os processos digitais e práticos após a criação da imagem em photoshop, a montagem e a relação de corte das matrizes e a impressão final, seja ela em pequena ou grande escala.
Capacidade: 20 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta Xilogravura
Com Julio Castro e Pedro Rocha

O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. Na aula prática se propõe que os participantes sejam estimulados a produzir e a refletir coletivamente sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam, associando a procedimentos da gravura como um todo e seus desdobramentos possíveis.
Capacidade: 7 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta sobre Pintura
Com Chico Cunha

Os professor apresentará o curso A prática da pintura, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados. É necessário trazer material de pintura.
Capacidade: 10 pessoas

16:00 às 18:00 – Roda de conversa sobre Pintura.
Com Bruno Miguel e Luiz Ernesto

Os professores apresentarão o curso questões Prático-teóricas da pintura, ministrado por ambos e Questões fundamentais da pintura, há anos orientado por Luiz Ernesto, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados em cada proposta.
Capacidade: 20 pessoas

16:00 às 18:00 – Aula aberta Palavra Impressa
Com Julio Castro e Pedro Rocha

A palavra Impressa busca desenvolver as possibilidades da poética da palavra no espaço do papel e seus desdobramentos como livro objeto, cartaz etc. Na aula introdutória prática, propõe-se instrumentalizar os participantes da oficina com as técnicas da gravura, criando matrizes e formas de gravar alternativas.
Capacidade: 7 pessoas

17:15 às 19:15 – Aula aberta sobre Pintura
Com João Magalhães

Os professor apresentará o curso Pintura II tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados.
Capacidade: 15 pessoas

Terça-feira – 06/08

14:00 às 16:00 – Aula aberta sobre Pintura
Com João Magalhães

Os professor apresentará o curso Pintura I tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados.
Capacidade: 15 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta Imagem: Do Desenho aos Outros Meios
Com Carli Portela

Aula aberta, de caráter prático, na qual a professora vai convidar os participantes: visitantes, alunos e ex-alunos, a experimentar os principais objetivos deste curso, que é praticar o desenho, a pintura, a colagem e seus segmentos, baseados em estudos e pesquisas da história da arte moderna e contemporânea, incluindo a utilização de recursos referentes aos desenho e as diversas técnicas e materiais pictóricos.
Capacidade: 16 pessoas

19:00 às 21:00 – Roda de conversa sobre Pintura.
Com Bernardo Magina e Ronaldo Rego Macedo

Conversa sobre a importância do desenvolvimento de um pensamento plástico para elaboração e consolidação de uma linguagem pictórica para, por fim, construir um projeto de obra consistente.
Capacidade: 30 pessoas

19:00 às 21:00 – Roda de conversa sobre Práticas Artísticas de Vida.
Com Anna Costa e Silva

Encontro introdutório sobre o curso Práticas Artísticas de Vida. Conversaremos sobre as motivações e expectativas do semestre e realizaremos uma dinâmica performativa em grupo. Projetos, ideias e textos para serem lidos coletivamente são bem vindos.
Capacidade: 20 pessoas

19:00 às 21:00 – Roda de conversa sobre Práticas Artísticas de Vida.
Com Anna Costa e Silva

Roda de conversa na qual a professora fará a apresentação do curso, metodologia e temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 20 pessoas

19:00 às 21:00 – Roda de conversa E Agora? Arte?!
Com Bob N e Edmilson Nunes

Um encontro para uma conversa franca sobre o que esperar da arte e de artistas no momento que vivemos: Seguir inquietações pessoais? Formular proposições que lidem com questões urgentes? Como se posicionar diante dos sistemas institucionais e do mercado e o que esperar deles?
Capacidade: 20 pessoas

19:00 às 21:00 – Aula aberta Poética Expositiva: Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos
Com Sonia Salcedo

Aula aberta na qual a professora fará a apresentação do curso, metodologia e temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 15 pessoas

Quarta-feira – 07/08

10:00 às 12:00 – Exposição Fios para labirintos.
Com Mariana Manhães, alunas e alunos das edições passadas do curso Fios para labirintos.

Sabemos o quanto o trabalho de ateliê pode ser solitário, levando-nos a passagens sombrias e becos sem saída. A intenção do curso é promover um espaço de convívio e troca, a fim de apontar uma ou mais luzes no fim do túnel. Ao longo dos meses, o calor da conversa presencial estabelecida entre os participantes se transforma em uma parceria que é, ela própria, o fio condutor que nos ajuda a caminhar nos labirintos de nossos próprios processos poéticos. Ao apresentarmos uma exposição com os trabalhos produzidos buscamos mostrar e, principalmente, celebrar a produção dos artistas do grupo.

10:00 às 12:00 – Aula aberta Conversações sobre Escritos de Arte
Com Fernando Cocchiarale e Marcos Bonisson

Aula aberta na qual os professores farão a apresentação do curso e os temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 15 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta Conversas de Arte,
Com Ana Miguel, Brigida Baltar e Clarissa Diniz

Em diálogo com as professoras e com os alunos que já participam do Conversas de arte, a metodologia do curso será apresentada através do programa de aulas 2018/2019, bem como por meio do compartilhamento do processo de concepção de suas exposições de conclusão, quando os alunos tornam públicas as pesquisas que desenvolveram ao longo de um ano.
Após essa apresentação, será realizado um exercício coletivo de levantamento de inquietações dos participantes do encontro, entrecruzando interesses que, por sua vez, orientarão as atividades a serem desenvolvidas no próximo semestre – período no qual também será elaborada a mostra final de 2019.
Capacidade: 20 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta sobre Pintura
Com Chico Cunha

Os professor apresentará o curso A prática da pintura, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados. É necessário trazer material de pintura.
Capacidade: 10 pessoas

19:00 às 21:00 – Aula aberta O Processo Criativo
Com Charles Watson

Aula aberta de apresentação do curso O Processo Criativo, que é desenhado para grupos multidisciplinares e para todos que se interessam pelo processo de inovação. Com uma abordagem instigante, este curso aponta os mais diversos fatores que fazem a diferença para um desempenho criativo otimizado. Amplamente ilustradas com textos, vídeos e exercícios, e usando fontes de disciplinas variadas, as aulas demonstram que a semelhança entre as dinâmicas criativas supera a diferença entre as linguagens. Entendendo os mecanismos que limitam a criatividade, podemos desenvolver estratégias que, ludicamente, contornam essas limitações.
Capacidade: 100 pessoas

19:00 às 21:00 – Exposição À mostra – Fotografia expandida
Com Denise Cathilina, alunas e alunos do curso

Ocupação da sala de fotografia exibindo os trabalhos realizados pelos alunos das turmas do primeiro semestre. Os artistas estudantes e a professora estarão presentes recebendo os visitantes, falando sobre o curso e sobre o processo de trabalho .
Capacidade: 30 pessoas

19:00 às 21:00 – Aula aberta A gravura em outras bases e em todos os níveis
Com Susana Spadaccini

Conversa sobre os privilégios das técnicas abordadas no curso e os materiais base que serão necessários para o desenvolvimento dos projetos individuais. Além disso, será realizada visita de apresentação da oficina, onde os futuros alunos entenderão melhor o processo e visualizarão trabalhos já finalizados por outros integrantes. Busca-se provocar uma aproximação dos visitantes com as novas técnicas sustentáveis de produção de imagem na gravura.
Capacidade: 16 pessoas

19:00 às 21:00 – Aula aberta do curso A Arte do Tarô : A forma é o conteúdo ou como ler imagens
Com Nadam Guerra

O professor Nadam Guerra vai realizar uma aula demonstração do Curso A Arte do Tarô, traçando paralelos entre arte e oráculo, demonstrando como funciona a leitura de imagens e dialogando sobre a fisiologia da forma do entendimento.
Capacidade: 22 pessoas

19:00 às 21:00 – Aula aberta sobre Construção, Conceito e Narrativa na Figura Pintada
Com Chico Cunha

Os professor apresentará o curso, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados.
Capacidade: 10 pessoas

Quinta-feira – 08/08

14:00 às 16:00 – Apresentação do curso Colagem como Linguagem
Com Rodrigo Torres e Pedro Varela

Encontro no qual os professores farão uma apresentação da dinâmica do curso, projeção da produção artística dos professores e dos resultados obtidos pelos participantes do curso anterior.
Capacidade: 30 pessoas

14:00 às 16:00- Aula aberta Vanitas e Memento Mori. Diálogo em produção em arte contemporânea
Com Valerio Ricci

Aula aberta no qual o professor fará a apresentação do curso, mostrando o percurso didático a partir do trabalho dos ex-alunos e de uma seleção do material das aulas teóricas.
Capacidade: 30 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta Serigrafia não-fotográfica
Com Evany Cardoso

Aula introdutória e prática em torno da serigrafia não-fotográfica – maneira de trabalhar com a matriz serigráfica sem necessidade de aparelhagem especial como a câmara escura ou utilização de emulsão foto-sensível.
Capacidade: 8 pessoas

14:00 às 16:00 – Aula aberta zonas de contato, de negociação, de ferida, de contágio, de cicatrização, de resistência, de organização, de proteção, de elasticidade, de porosidade, de experiência, de produção sensível.
Com Millena Lízia

Roda de Conversa, em torno das questões do curso Experiências Epidérmicas, na qual os participantes serão convidades a se disporem lado a lado, em composição ancestral-utópica da roda, para realizarem algo muito simples: dizer quem são, se apresentar. Na simplicidade deste gesto guardam grandes questões, pois nos movimentarmos no sentido das nossas apresentações é pensarmos em nossas presenças. E nossas presenças não se fazem de modo igual.

19:00 às 21:00 – Aula aberta Arte do Século XXI
Com Marcelo Rocha

O curso Arte do Século XXI apresenta e analisa a grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo de hoje, em busca de reconstituir o painel rico e complexo de ideias e obras que caracteriza a arte de nosso tempo. No evento EAV de Portas Abertas, faremos uma apresentação sobre o surgimento da arte contemporânea nos anos 60, com o objetivo de esclarecer as condições que definirão a arte do século XXI.
Capacidade: 16 pessoas

19:00 às 21:00- Aula aberta Experiências gráficas
Com Bia Amaral e Giodana Holanda

Apresentação de projeção com trabalhos de alunos que frequentaram as edições anteriores do curso, explicando o método de trabalho, seguida de visita às oficinas de gravura.
Capacidade: 15 pessoas

19:00 às 21:00 – Aula aberta Da curadoria a expografia: concepção e prática expositiva
Com Sonia Salcedo

Aula aberta na qual a professora fará a apresentação do curso, metodologia e temas que serão trabalhados ao longo do semestre.
Capacidade: 15 pessoas

Sábado – 10/08

10:00 às 12:00 – Aula aberta Laboratório de Pesquisa: introdução e metodologia
Com Fabia Schnoor

Apresentação da metodologia do Laboratório de Pesquisa: Respirar, Comer e Dormir e breve introdução ao pensamento de Aby Warburg e Giulio Camillo, principais referências do curso.
Capacidade: 20 pessoas

10:00 às 12:00 – Aula aberta Arte no Parque
Com Daniela Seixas e Deise Alcântara

Através de proposições e experimentos, busca-se uma aproximação significativa e ao mesmo tempo divertida com a arte feita na contemporaneidade e sua relação com o mundo. Ao explorar gestos, materiais e ambientes diversos, investe-se na potência criativa e curiosa das crianças e no desenvolvimento de sua capacidade de perceber, produzir e refletir sobre suas realizações. Dentro da sala e no parque, os interesses individuais e do grupo são trabalhados de maneira processual.
Capacidade – 15 pessoas – Faixa etária: 04 a 12 anos

14:00 às 16:00 – Aula aberta sobre Pintura
Com Chico Cunha”

Os professor apresentará o curso A prática da pintura, tirando dúvidas dos alunos sobre as metodologias e conteúdos apresentados. É necessário trazer material de pintura.
Capacidade: 10 pessoas

12:00 às 18:00 – A Arte do Tarô
Nadam Guerra

Os alunos da aula A Arte do Tarô, com o professor Nadam Guerra, jogam com os baralhos autorais produzidos durante a oficina para o público. Dividindo assim um pouco do processo com os participantes. A ação será realizada sábado e domingo, como parte da programação da Feira Tijuana
Capacidade: Jogos curtos de 5 a 20 minutos. Por fila de espera.

 

Serviço:

Parque Lage – Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro   (21)2334.4088