Apoiando-se na memória afetiva das gerações que hoje são adultas, o estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fernando Rocha, venceu o Prêmio de Design Grupo Fragnani com a estampa batizada de “Pixel”. A arte será aplicada em um revestimento que será apresentado ao mercado durante a Expo Revestir 2020, considerada a ‘Fashion Week’ da arquitetura e da construção da América Latina. O nome do vencedor foi divulgado nesta segunda-feira (9).

A textura criada por Fernando propõe uma decoração apoiada no sentimento de nostalgia, remetendo aos pixels para criar formas geométricas. A estampa busca referência no bordado de ponto de cruz e em Mário Bros, personagem de videogame que ficou famoso nos anos 80. Para isso, o estudante fundamentou-se no conceito de Neuro arquitetura “para trazer sensação de tranquilidade associada às memórias da infância sem abrir mão da sofisticação do ambiente”.

O traçado do revestimento também faz uso das ondulações, imprimindo movimento a composição. “A linearidade da estampa tem o propósito de sugerir movimento, direção e sentido a decoração. A proposta também é gerar uma leitura diferente do espaço de acordo com a perspectiva e com a proximidade do observador”, explica Fernando.

Premiação – O concurso contou com a participação de 139 estudantes de Arquitetura, Design de Interiores, Artes, Design Gráfico ou Design de Produtos de todo país. Eles tiveram a missão de criar uma estampa para aplicar em porcelanatos ou placas cerâmicas com o tema “Como o revestimento cerâmico contribui na percepção do bem-estar”.

A seleção foi dividida em três etapas: júri interno, votação popular e júri externo formado pela arquiteta e apresentadora Thaís Fonseca, a diretora da revista Casa e Jardim Thais Lauton e o arquiteto e urbanista Marcus Vinicius Damon, profissionais renomados do setor de Arquitetura e Construção. Foram avaliados critérios como impacto visual, conceito, criatividade, inovação e potencial comercial.

De acordo com a gerente de marketing do Grupo Fragnani, Bianca Fragnani, a premiação é uma oportunidade de interação com os futuros profissionais do mercado. “O Grupo Fragnani busca contribuir com a formação dos estudantes, que no futuro breve estarão atuando no mercado. O prêmio estimula que eles reflitam sobre o projeto e vivenciem as exigências do mercado, além de propiciar o contato do ganhador com a Expo Revestir, espaço altamente qualificado onde são lançadas as novidades do setor de Arquitetura e Construção”, pontua.