Peças inéditas do designer Ronald Sasson farão parte da sua exposição individual, em parceria com a Galeria da Villa para a IDA, feira de design paralela a ArtRio 2016, que acontece de 28 de Setembro à 02 de Outubro de 2016, no Pier Mauá.
Pela terceira vez expondo na IDA, feira de design que integra o calendário da ArtRio, e pela segunda vez em uma mostra individual em parceria com a Galeria da Villa, Sasson leva ao evento, uma edição limitada de móveis inéditos marcados por uma estética moderna e feitos de materiais artesanalmente trabalhados, como a madeira, o latão e o couro. Com predominância de bancos e poltronas, a série de 10 peças para cada modelo será produzida pela Sergio Bertti, industria de móveis da serra gaúcha.
Com referência atemporal, a coleção “Movimento 3” apresenta linhas sinuosas que destacam e formam uma composição visual equilibrada. “Uso da geometria simples com formas sinuosas no mobiliário que aqui exponho, empregando apenas dois elementos por peça, sempre com muita força nos detalhes, dando vida à cena que se torna única”, explica Ronald Sasson.

Banco Kansai – (foto de capa): O formato do banco foi pensado e concebido a partir de cestos de bambu, com arestas soltas, dando a ideia de tramas desfiadas.
Medidas: 195 x 56 x 43h (cm) – Materiais: Aço revestido internamente com latão e externamente revestido em lâmina de Ipê.


Chaise Àra – O formato do assento e encosto giram ao redor de um eixo pensado como os ponteiros de um relógio onde as solturas dos volumes ao redor deste eixo dão leveza a peça, com destaque para os gomos de couro horizontais em toda a extensão da chaise.
Medidas: 72 x 155 x 90h (cm) – Materiais: Ipê e couro caramelo


Poltrona Grand Tour – O ponto forte se dá no contraponto do estofamento que simula o acento de um carro. Com pés diagonais e angulados, a peça remete a uma construção industrial com estilo e nobreza.
Medidas: 75 x 83 x 75h (cm) – Materiais: Couro oliva com pés em latão maciço


Poltrona Meccano – Feita em chapa de Cipreste maciço e latão sobre base de madeira. Tem na sinuosidade da forma o movimento quebrado e intercalado pelas linhas laterais de seu assento.
Medidas: 60 x 85 x 67h (cm) – Materiais: Cipreste maciço e latão

Sobre o Designer Ronald Sasson
É premiado internacionalmente com o German Design Award Nominee, A’Design Award Winner, o IF Design Award e nacionalmente com o IDEA Brasil – integrando o seleto time de finalistas do Museu da Casa Brasileira. Ronald Sasson nasceu em 1967 na cidade de Curitiba, sua trajetória teve início ainda cedo ao frequentar a fábrica de móveis da família, no Paraná. Depois de um período de estudos na Europa, no seu retorno ao Brasil, dedicou-se por mais de 10 anos às artes plásticas, realizando exposições em sua terra natal. No ano de 2006 escolheu a serra gaúcha como endereço do Estúdio Ronald Sasson, onde pesquisou e desenvolveu seus produtos, que transitam do móvel a iluminação, dando o ponta pé inicial da produção de peças que levam a sua marca em caráter industrial no setor moveleiro. Por sua personalidade inquieta e desbravadora assumiu em 2013 a direção criativa e de desenvolvimento da indústria de móveis Voler. Atualmente dedica-se a sua nova paixão, o design arte em edições limitadas de mobiliário assinado. www.estudioronaldsasson.com | @ronald_sasson_

Sobre a Galeria da Villa
Inaugurada em 2014, sob a direção de Rita Bertti a Galeria da Villa localizada no complexo Villa Sergio Bertti na serra gaúcha, apresenta uma identidade própria, comprometida com o pensar histórico e crítico da arte em um panorama dinâmico, no qual artistas e designers brasileiros, jovens e consagrados, realizam suas exposições. Mostras individuais e coletivas organizadas pelo curador Cézar Prestes são frequentes no programa que se estende á encontros e palestras. A trajetória da Galeria da Villa é pontuada pela realização de exposições de grande importância e significado, entre as quais se destacam os artistas Bez Batti, Hugo França e Siron Franco.A galeria estreia neste ano sua participação em uma das mais importantes feiras de design, a IDA paralela a ArtRio, com peças de mobiliário assinado em edição limitada, produzidas pela marca Sergio Bertti. www.villasergiobertti.com.br | @villasergiobertti

Serviço
Ronald Sasson + Galeria da Villa na IDA – Feira de Arte e Design
Preview para convidados: 28 de Setembro de 2016 (quarta-feira)
Visitação: 29 de Setembro e 02 de Outubro de 2016 (quinta-feira à domingo)
Horário: Quinta-feira à sábado das 13h às 20h e Domingo das 13h às 19h
Local: Pier Mauá – Av. Rodrigues Alves, 10 – Armazém 4 – www.idario.art.br
Fabricação: Sergio Bertti Móveis
fotos: Claudio Fonseca