Consolidado como um dos mais significativos eventos realizados pela Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o Seminário Internacional chega à sua 14a. edição com o tema “Ainda o Direito à Cidade?”.

O evento deste ano começou no dia 16 e vai até 23 de fevereiro, na sede da Escola da Cidade e na unidades do SESC Pompeia, Consolação e 24 de Maio. Convidados de diversos países  discutem a idéia do direito à cidade nas metrópoles contemporâneas, abordando projetos e reflexões relacionados ao tema central do Seminário.

Na América Latina e no Brasil essas discussões ganharam corpo nas décadas de 1970 e 1980, em plena ditadura militar. O conceito foi amplamente aceito e, atualmente, figura tanto na Constituição Federal, quanto no Estatuto da Cidade.

DESAFIOS:  Frente a essa realidade urbana tão descolada da cidade sonhada, o Seminário lança o desafio de conceber estratégias e projetos inclusivos, integradores e efetivos, que sejam capazes de conduzir a sociedade  à conquistas concretas para as cidades e seus habitantes. Alguns dos desafios em pauta no Seminário:

  • Refletir sobre o direito à cidade, a partir das ocupações contemporâneas;
  • Fomentar uma discussão multidisciplinar acerca do tema;
  • Incluir diferentes agentes e atores urbanos na discussão;
  • Desenvolver propostas e projetos;
  • Devolutiva: apresentação dos trabalhos para a comunidade;
  • Editar publicação dos trabalhos.

O Seminário Internacional é realizado em parceria pela Escola da Cidade, SESC São Paulo e Arq. Futuro.