A Galeria Nara Roesler do Rio de Janeiro é palco de Afluentes, individual do artista Artur Lescher, de 18.06 à 01.08.2015. Ele exibe ao público carioca sua produção recente, cuja tônica são os desdobramentos das pesquisas dos últimos dois anos, em que mescla a física e a mecânica às esculturas que cria.

Lescher se apropria de matérias-primas e procedimentos industriais para criar um universo preciso e organizado de objetos, tensionado pelo deslocamento do espectador no espaço.

O espaço expositivo será ocupado por nove trabalhos, através de imagens líquidas, como a obra Afluentes, desdobramento de O Rio, que integra o acervo do MAM de São Paulo. Se nessa última os rolos de monotipia e offset escorrem da parede até o chão, na versão atual os rolos de papel coloridos pelo artista, em tons de azul, preto e vermelho, por meio de processo industrial permanecem contidos, formando uma constelação de círculos.

A Cascata de metal parece escorrer, traduzindo a ideia de sua matriz natural em uma conformação geométrica.

A obra Rio de Parede, formada por 17 roldanas e uma malha de metal que pende dessas estruturas, apresenta em sua dinâmica interna o desdobramento dos trabalhos da exposição Objeto Pantográfico, apresentada em 2013. As ondulações e fluidez de um rio ganham, dessa forma, uma representação estática capaz de transmitir o movimento do original. Nas palavras do artista, o trabalho se coloca em “relação com o estado líquido das coisas”.

Na mostra de 2013, Artur Lescher usou como fio condutor a figura do pantógrafo, instrumento que amplia ou reduz desenhos. Formado por dois vetores verticais e dois horizontais, reproduz em maior ou menor escala a figura desejada por meio do acompanhamento mecânico da mão, que traceja a forma original para o efeito se concretizar.

Em sua obra, de maneira geral, e nesta mostra especificamente, o artista não suspende só os trabalhos, seja no teto ou na parede. A percepção do espectador parece fluir pelo contraste entre matérias e sentidos, entre forma e matriz, Lescher parece suspender o andamento do tempo.

 

abertura

18.06.2015  18h > 21h

 

exposição

19.06 > 01.08.2015

seg > sex  10h > 19h

sáb  11h > 15h

 

galeria nara roesler

rio de janeiro

rua redentor 241

ipanema 22421-030

rio de janeiro, rj, brasil

t 55 (21) 3591 0052
www.nararoesler.com.br
info@nararoesler.com.br