Com uma das vistas mais cobiçadas do Rio de Janeiro, o Glória 122 será inaugurado amanhã, dia 8/11. Um trabalho de três anos, considerado um dos maiores projetos de retrofit e restauro de Art Déco já feitos aqui no Rio, que transforma um conjunto residencial da década de 40 em um prédio comercial com alta tecnologia, sustentável e com selo green building, na Glória, exatamente em frente à Praça Paris.

Localizado na intercessão na Zona Sul com o centro da cidade, o Glória 122 chega com conceito único e inovador. A fachada do conjunto de edifícios Londrina, Miritiba e Paranaguá, construído em 1942 para abrigar 112 apartamentos, foi preservada e restaurada, com consultoria do arquiteto Maurício Prochnick e do designer Márcio Roiter, presidente do Instituto Art Déco.
A edificação é assinada pelo escritório de arquitetura De Fournier e Associados, executada por RFM Construtora e idealizada pela incorporadora paulistana, SDI Desenvolvimento Imobiliário, que marca sua chegada ao Rio. O resultado não podia ser diferente, uma construção singular e original, que capaz de receber até 24 escritórios de 600 metros quadrados e 75 vagas na garagem. Após interferência, os três prédios originais foram transformados em dois, desenhando um L na esquina das ruas da Glória e Conde de Lajes e uma vista deslumbrante da baía de Guanabara.

O Edifício Glória 122 adota os padrões internacionais do selo green building, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental desde a demolição até a operação. Todo o consumo de energia é certificado. O projeto de luminotécnica inteligente, assinado por Peter Gasper, explora a luz natural e a arquitetura aplica os conceitos de fluxo urbano, privilegiando a circulação e conforto.
O projeto também prioriza funcionalidade, segurança e tecnologia. As catracas de acesso conectadas aos elevadores com chamada programada e sistema de segurança com câmeras e monitoramento à distância que funcionarão 24 horas por dia. O Lobby é um destaque a parte, possui pé direito duplo e toda sofisticação do estilo Art Déco. O Glória 122 integra o Guia da Arquitetura Art Déco no Rio de Janeiro, organizado por Jorge Czajkowski.
Para finalizar, na cobertura do prédio, mais três andares foram construídos com recuo de cinco metros em relação às fachadas originais. Estes são totalmente de vidro, do chão ao teto, sem pilastras e com ampla vista de 360° da cidade. E ainda, o café suspenso com telhado vivo integrado fica junto a um paredão rochoso, dando uma melhor visão às janelas dos fundos.
Glória 122
Rua da Glória 122
www.gloria122.com.br
CBRE (21) 2543-4345