Associação Brasileira dos Escritórios deArquitetura do Rio de Janeiro (ASBEA/RJ) realizará a primeira edição do Prêmio ASBEA/RJ. O objetivo do prêmio é reconhecer e incentivar a excelência profissional no setor de arquitetura e urbanismo do Rio de Janeiro. O evento será realizado no dia 04 de dezembro, a partir das 19h, no Clube dos Marimbás, em Copacabana.

Os associados vão concorrer em 13 categorias, como Projetos Especiais, Arquitetura Paisagística e Projetos de Restauro e Conservação de Edificações e Sítios Históricos. Além dos premiados, haverá menções honrosas, distribuídas a critério do júri, e o Prêmio Sérgio Bernardes, escolhido pela comissão julgadora em virtude da importância do conjunto de sua obra para o desenvolvimento, valorização e representação da classe.

A coordenação técnica do I Prêmio ASBEA/RJ é de arquiteto Renato Camargo, conselheiro fiscal da Associação e titular da Camargo Arquitetura e Construção. O júri é composto por cinco membros, todos associados à instituição.

O presidente da Associação, Vicente Giffoni, ressalta a importância do prêmio para os profissionais do setor, num momento em que o Rio continua vivendo uma fase de mudança urbanística e expansão da produção arquitetônica. Atualmente, segundo dados da Prefeitura, os escritórios associados à ASBEA/RJ são responsáveis por um número que chega a cerca de 90% da metragem quadrada dos projetos aprovados pela Secretaria Municipal de Urbanismo.