Lina Bo Bardi teve a oportunidade de atuar profissionalmente em várias áreas além da arquitetura. Paisagismo, design de mobiliário, cenografia e ilustração fizeram parte do campo de atuação da multiartista ítalo-brasileira. Dentre suas diferentes facetas, a ETEL apresenta entre 05 e 19 de junho, a mostra “Lina Bo Bardi por ETEL“, que acontece no Iguatemi São Paulo, com enfoque em suas criações de design, em paralelo à exposição que acontece no Museu de Arte de São Paulo (MASP), “Lina Bo Bardi: Habitat”, patrocinada pelo shopping.

Com criações reeditadas com exclusividade pela marca em parceria e supervisão do Instituto Bardi, a seleção reúne peças icônicas desenhadas pela arquiteta entre as décadas de 1940 e 1950, destacando a influência do movimento modernista inserido no contexto sociocultural do Brasil da época e seu amor às artes cênicas e plásticas que inspirou toda sua vida e obra.

As 12 peças criadas por Lina Bo Bardi e reeditadas pela Coleção ETEL são, até hoje, objetos de desejo para amantes e colecionadores de design. Entre as escolhidas para integrar a exposição no Iguatemi São Paulo estão a poltrona de balanço, poltrona três pés, cadeira bolas em latão, cadeira MASP e mancebo. A reedição de seus móveis permite que novas gerações tenham contato com sua produção como designer, além de gerar fundos para a manutenção do Instituto Bardi.

Lina Bo Bardi inspirava-se na cultura popular brasileira – fez dela ponto de partida para criações de obras públicas como o MASP e o Sesc Pompéia. A liberdade foi outro aspecto importante em seu processo criativo, especialmente no que diz respeito aos mobiliários. “A liberdade a fez ousar nos materiais, nas formas e, até mesmo, nos gestuais de como sentar, influenciando as próximas gerações de designers”, conta Lissa Carmona, sócia e curadora da ETEL.

Lissa conta também que a ideia de trazer o mobiliário para o Iguatemi São Paulo faz parte de um projeto que busca convergir o design brasileiro com temas como moda e artes visuais. “Temos como filosofia contar e preservar a história do design brasileiro e, sobretudo, valorizar o legado artístico de grandes designers. Para nós, a história por trás das grandes peças merece ser contada. Lina deixou um legado inquestionável ao Brasil e, por isso, ocupa uma posição de destaque na Coleção ETEL”, finaliza Lissa.

Serviço:

Lina Bo Bardi por ETEL

Período expositivo: 05 a 19 de junho

Horário: segunda a sexta-feira, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h

Local: Iguatemi São Paulo (em frente a Livraria Cultura no Piso Superior)

Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano