O Instituto Moreira Salles organiza a quinta edição do Dia D – Dia Drummond. A ideia foi lançada em 2011 com o objetivo de fazer com que o dia 31 de outubro, data do nascimento do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), passasse a integrar o calendário cultural do país. A fim de promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo”, o IMS convida parceiros e amigos para celebrar a data. Assim como nos anos anteriores, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras estarão disponíveis no site www.diadrummond.com.br.

Neste ano, o IMS comemora os 70 anos da publicação de A rosa do povo, livro em que boa parte dos poemas está marcada pelo traumático quadro político dos anos em que foram escritos – entre 1942 e 1945.

No dia 21, quarta-feira, vai ao ar na Rádio Batuta (http://www.radiobatuta.com.br/Episodes/view/892)  um programa com a leitura de A rosa do povo, feita pelo poeta Antonio Cicero, admirador de Drummond e notável leitor de poesia. A leitura dos poemas estará disponível em áudio, e uma seleção deles, com comentários de Cicero, será exibida em vídeo no Blog do IMS (http://blogdoims.com.br/ims/cicero-le-drummond) e no site dedicado a Drummond.

No dia 31, sábado, o IMS-RJ prepara uma programação especial para homenagear o poeta itabirano.

Das 15h30 às 16h45, nos jardins da casa, terão lugar grupos de leitura comentada de poemas de Drummond, atividade do Clube de Leitura do IMS, que se junta aos eventos do Dia D. Os grupos serão coordenados pelos professores Luciano Rosa e Mariana Quadros. Em seguida, às 17h, no auditório, os atores Aderbal Freire-Filho e Nelson Xavier participam do recitalRosas de A rosa do povo. O espetáculo tem roteiro de Eucanaã Ferraz, poeta e consultor de literatura do IMS, e inclui 14 poemas do livro publicado em 1945. Ferraz destaca que, além de grandes atores, ambos são septuagenários, assim como A rosa do povo.

Após o evento, acontece o lançamento de Drummond: jogo e confissão, coletânea de ensaios de Marlene de Castro Correia, professora emérita da UFRJ, que tem se dedicado à obra de Carlos Drummond de Andrade ao longo da vida. Para Ferraz, que assina o prefácio do livro, “desse encontro, surgiu um pensamento em torno da escrita do poeta tão sólido quanto original, que se expressa com a eloquência encantadora dos apaixonados e com a justeza dos que manipulam a balança analítica”.

De 26 de outubro a 1º de novembro as lojas IMS dos centros culturais e da internet terão uma seleção de publicações e produtos com desconto.

O Café Galeria também terá um cardápio especial para celebrar o Dia D.

Drummond: jogo e confissão

Marlene de Castro Correia

ISBN: 978-85-8346-026-8

Número de páginas: 296

Formato: 18 x 24 cm

Preço: a definir

www.ims.com.br

http://twitter.com/imoreirasalles

http://instagram.com/imoreirasalles/

http://www.facebook.com/InstitutoMoreiraSalles

www.blogdoims.com.br

www.correioims.com.br

http://brasilianafotografica.bn.br

Confira a programação completa do Dia D na agenda do Radar Decoração.