O segundo andar da Japan House, na avenida Paulista, recebe desde terça-feira a exposição “Japão 47 Artesãos”, com curadoria do designer japonês Kenmei Nagaoka.
A mostra faz um panorama de criações contemporâneas, mas que ao mesmo tempo remete as tradições japonesas, por meio de peças feitas por artesãos das 47 províncias japonesas, com a proposta de traçar um amplo panorama do fazer manual no Japão atual, com itens que revelam histórias e características individuais das províncias.
Divididas em cinco grupos, as obras formam as áreas geográficas do país: Hokkaido, Honshu, Shikoku, Kyushu e Okinawa. Cada um dos trabalhos representa um pouco desses lugares, através dos conceitos, dos materiais e das técnicas herdadas ao longo dos séculos.
No primeiro piso da Japan House ocorre mostra Fluidez, que ficará exposta até o dia 4 de agosto. A instalação é do estúdio de design visual WOW.
O projeto tem como ponto de partida o movimento dos líquidos, que se assemelha à dinâmica de elementos vivos.
Para isso, foram instalados nove pilares com 500 litros de água, cada, e partículas metalizadas, que se movem ao som de uma trilha exclusiva assinada pelo japonês Masato Hatanaka.
JAPAN HOUSE São Paulo
Avenida Paulista, 52
Fluidez
Até o dia 4 de agosto de 2019, 1° piso
JAPÃO 47 ARTESÃOS
Até o dia 17 de julho de 2019, 2° piso
Entrada gratuita
Horário de funcionamento:
Terça-feira a Sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h