Criado por arquitetos cariocas, o movimento @JuntosSomosMais.arq chega em sua sexta semana de atuação provando que a união e todo esforço valem a pena. A iniciativa se espalhou de forma rápida pelo Brasil e hoje conta com ais de 3.800 arquitetos e designers envolvidos numa iniciativa solidária criada para angariar fundos, alimentos e itens de higiene para pessoas em situação vunerável.

“O que começou com pequena ação, logo que o isolamento social começou, com a gente indo pessoalmente ao mercado para fazer as compras, cresceu. É muita gente bacana envolvida.  E é com muita satisfação que queremos perpetuar cada vez mais”, explica Carolina Freitas, arquiteta participante do projeto.

“A meta é ajudar 3200 famílias no mês de maio, só no Rio de Janeiro. E, com o leilão, que rompe as fronteiras do Estado, nosso objetivo é contribuir com o fundo social que, com outros apoiadores, vai conseguir angariar 250 mil cestas básicas, que serão distribuídas nos mais diferentes pontos do país”, conta a arquiteta Paloma Yamagata. “É uma ação que, graças à solidariedade e empatia, está ajudando muita gente em um momento tão delicado”, completa.

Só no Rio, já foram arrecadados mais de 204 mil reais, 51,5 toneladas de alimentos, 4140 kits de higiene/limpeza ajudando a cerca de 25 mil pessoas diretamente, além de instituições. O total angariado foi destinado moradores de Tribobó, Bangu, Morro da Providência, Morro da Formiga, Vidigal, Maré, Guapimirim, Canjiquinha, Senador Vasconcelos, Cruz Vermelha, São Carlos, Turano, Favela do Aço, Palmácia, Estácio, Rocinha, além instituições como Lar Frei Luiz, Gastromotiva, Projeto Uerê, ICAP, Lar de Felipe e a plataforma social Transforma Brasil.

Além das doações de mantimentos e itens de higiene, os fundos são angariados também a partir de leilões de peças doadas por arquitetos, designers e lojas de decoração, com ofertas exibidas no perfil @juntossomosmais.arq. As peças são divididas em lotes que acontecem semanalmente. Até o momento, foram arrecadados R$ 39,980,00 nos lotes A e B. Os lotes C e D serão encerrados em 09/05 e 16/05, respectivamente. E, no dia 17 de maio, a primeira etapa será encerrada com chave de ouro, com 60 peças especiais sendo leiloadas.

 O grupo criou algumas formas de arrecadação: doação de alimentos e itens de higiene, depósito em conta e um leilão de peças de mobiliário, arte e design que foram doadas pelos próprios arquitetos, lojas e ateliês que terá toda a renda revertida. Os objetos, assim como todas as informações necessárias para doções, colaboração e prestação de contas estão no perfil @juntossomosmais.arq, criado no Instagram especialmente para a ação.

A Transforma Brasil é uma plataforma nacional de mobilização e engajamento cívico, que conecta quem quer ajudar com quem precisa de ajuda e que, neste momento de crise, devido ao covid-19, criou um fundo solidário que pretende angariar fundos para assistir 125mil famílias (50 famílias de cada uma das 2500 instituições assistidas pela plataforma), nos meses de abril e maio.

O leilão tem suas ofertas exibidas no perfil @juntossomosmais.arq. As peças são divididas em lotes que acontecem semanalmente. Até o momento, foram arrecadados R$ 39,980,00 nos lotes A e B. Os lotes C e D serão encerrados em 09/05 e 16/05, respectivamente. E, no dia 17 de maio, a primeira etapa será encerrada com chave de ouro, com 60 peças especiais sendo leiloadas.